Correntes
WhatsApp passará a ser pago a partir da próxima semana
Foi espalhada na web a notícia da cobrança do aplicativo a partir da próxima semana. Mas será que isso é verdade mesmo?
Na primeira semana de setembro de 2012, vários usuários do iPhone, BlackBerry e de smartphones com o sistema operacional Symbian ou Android começaram a receber notificações através do WhatsApp, avisando que o aplicativo passaria a ser cobrado a partir do próximo final de semana, a menos que seja usado com mais frequência.
Para se livrar da cobrança, quem recebe a mensagem tem que repassa-la para, no mínimo, 10 pessoas. Com esse processo, a “operadora” notaria que seu aplicativo está sendo utilizado com frequência e o consumidor ficaria isento da cobrança.
Será que isso é verdadeiro ou farsa?
É farsa (em partes, favor verificar atualização desse artigo no final da página)!
Esse é um dos muitos hoaxes (boatos eletrônicos) que se espalham pela web há anos. Dessa vez, o “alvo” foi o WhatsApp.
Pra quem não conhece, o aplicativo é conhecido como “um SMS gratuito”. Só que não!
Como as mensagens do app trafegam pela internet, não passam por nenhuma operadora e, por isso, não há como serem cobradas pelo serviço (que já está “embutido” na taxa da internet, digamos assim!).
De acordo com o site da empresa que criou o WhatsApp,
“[…]os telefones podem enviar mensagem uns aos outros! Como o WhatsApp Messenger utiliza a mesma internet plano de dados que você usa para e-mail e navegação na web, não há custo para a mensagem e ficar em contato com seus amigos.”
No próprio blog da companhia há um desmentido sobre o assunto!
Origem
Como a mensagem não é datada, quem a recebe pode achar que a história é nova. No entanto , tudo indica que o boato teve origem em inglês no comecinho de 2012. Logo em seguida, em janeiro mesmo já surgiram versões em espanhol e, agora, em português.
Semelhança com outros boatos
Já mostramos aqui no E-farsas pesquisas que fizemos a respeito de outros hoaxes que se parecem muito com o que está circulando atualmente. Em 2006, por exemplo, pesquisamos sobre o boato que afirmava que o Orkut passaria a ser cobrado. Em 2005, mensagem semelhante afirmava que o mensageiro eletrônico MSN deixaria de ser gratuito!
Conclusão
A história é falsa! A empresa que desenvolve o WhatsApp não pretende cobrar pelo serviço. Ficar repassando a mensagem só causa trafego desnecessário na rede e não adianta nada.
[Atualização: 20/07/2013]
No dia 17 de julho de 2013, o blog oficial do WhatsApp avisa que a partir desse dia, os novos usuários do software com a versão para o iPhone deverão pagar a taxa de U$0.99 (cerca de R$ 2,00) por ano para utilizar o serviço sem a exibição de propagandas! Para usuários da versão para Android, o uso ainda será gratuito!
Sites citados