Correntes
Sexta-feira, o Facebook se tornará proprietário dos direitos de publicação de TODAS as suas fotos pessoais!
Há poucos dias, a seguinte mensagem começou a circular pela web:
“ATENÇÃO: Sexta-feira, o Facebook se tornará proprietário dos direitos de publicação de TODAS as suas fotos pessoais. Você precisa fazer uma rápida mudança. Clique em ‘Conta’, ‘Configurações de Conta’, ‘Anúncios do Facebook’ (no topo), ‘Editar anúncios de terceiros’, escolha ‘NINGUÉM’ e clique em Salvar. Leva apenas 1 minuto. Compartilhe!”
Será que isso é verdade?
Não! Não é verdade.
Quando você cria uma conta no Facebook, de acordo com os termos do serviço (sabe aquele texto chato, que quase ninguém lê?), você tem os direitos autorais de sua propriedade intelectual. Isso está bem claro na seção 2 do seu Termo de Direitos e Responsabilidades.
Por outro lado, é bom saber também que o Facebook possui licença para usar e exibir fotos e outras informações suas na rede. De acordo com o seu Termo, o Facebook não fornece informações da sua conta para terceiros.
É claro que nada impede, conforme afirma o blog MarcusTrotta, que esse acordo de sigilo não possa ser mudado pelo pessoal do Facebook a qualquer momento.
Se algum dia a turma que cuida do maior site de relacionamentos do mundo resolver mudar essa política, podem ficar tranqüilos, tudo que tiver lá no seu perfil continuará sendo seu e eles só poderão compartilhar o que você permitir em suas configurações de privacidade.
Segundo o site Hoax-Slayer, não há relatos que indiquem que o Facebook esteja prestes a mudar suas políticas de uma forma que lhe daria os direitos autorais sobre o conteúdo postado em sua rede social.
Outro ponto importante a se levantar é:
Qual a data que ocorreria tal mudança? Na sexta-feira?
Mas qual sexta-feira? Recebemos essa mensagem no dia 29 de abril, numa sexta-feira. E nada mudou.
Muitos boatos eletrônicos são criados assim, sem uma data específica, para que a cada ciclo ele se renove. Ou seja, esse texto ressurgirá por várias sextas-feiras por um bom tempo…
Como todo bom hoax que se preze, esse também pede para ser repassado às outras pessoas.
No começo do mês de março, outro boato circulou pela web envolvendo o Facebook. Segundo o boato, Mark Zuckerberg – um dos criadores do site de relacionamentos – teria afirmado que “fecharia” o Facebook n odia 15 daquele mês! Como provamos em nossas pesquisas, o Facebook não fechou.