Saúde
O calor do laptop causa queimaduras e câncer de pele?
Imagens que circulam pela web mostram queimaduras em decorrencia do uso prolongado do laptop no colo. Mas será que isso é verdadeiro ou falso?
Há poucas semanas, no Facebook e em diversos blogs e sites, apareceu uma imagem com várias fotos de pessoas com as pernas queimadas e o texto que as acompanha afirma que o uso prolongado do laptop pode causar queimaduras na pele, além de provocar câncer de pele.
Mas o que há de verdade nessa história?
Dá uma olhada no alerta e veja o que descobrimos:
Verdadeiro ou falso?
As imagens são reais, mas o mesmo não se pode dizer da notícia.
Em primeiro lugar, o texto cita uma doença que seria provocada pelo calor excessivo do laptop: Uma tal de “Torradeira síndrome da pele”. Não há nenhum registro dessa doença em nenhuma publicação medica.
Essa é uma das partes exageradas do texto. Na verdade, há uma doença chamada Eritema ab igne também conhecida como eritema calórico e caracterizada por uma mancha vermelha causada por exposição repetida e prolongada à radiação infravermelha, calor em temperatura de até 45°C.
Geralmente, a doença não causa maiores danos ao paciente além, é claro, de ficar com a pele escurecida no local por um bom tempo (em alguns pacientes, pra sempre).
Quanto aos casos relacionando esse tipo de queimadura causada pelo uso de notebooks, há relatos de alguns usuários de laptops que desenvolveram o eritema calórico e atribuíram isso ao uso prolongado do aparelho encostado nas pernas.
Câncer de pele
Mas, conforme foi mencionado em algumas publicações como o jornal The Sydney Morning Herald, não há nenhum caso de câncer de pele em decorrência do uso excessivo do eletrônico nas coxas. No entanto, sugerem os especialistas, não é aconselhável usar o laptop em contato direto na pele por várias semanas seguidas.
O mesmo é afirmado no site da rede CBS de notícias. A reportagem afirma que desde 2007, houve apenas 10 casos de queimaduras relatados em revistas médicas nos EUA, mas algumas delas podem ter ocorrido por causa do uso de almofadas térmicas.
Alías, uma das imagens usadas no alerta que se espalhou pelo Facebook foi retirada de um artigo do DoctorsHangout e é, na verdade, de um Eritema causado pelo uso de uma almofada térmica.
Conclusão
A mensagem é bem alarmista, no entanto é bom tomar cuidado se você usa com muita frequência o notebook junto ao corpo.