Animais
Peixe com focinho de porco capturado no Rio Grande do Norte! Farsa?
Foto de um peixe com características de um porco que teria sido pescado em uma cidade do Rio Grande do Norte. Mas será que essa história é verdadeira ou falsa? Descubra aqui!
A imagem do “peixe-porco” apareceu em diversos sites e blogs com a notícia de que o bicho teria sido encontrado em maio de 2013 por pescadores na zona rural da cidade de Antonio Martins, no Rio Grande do Norte. De acordo com a manchete, o estranho animal mutante teria deixado a população em pânico.
Estamos falando dessa possível mutação genética:
Verdadeira ou farsa?
De fato, existe um peixe-porco na natureza, mas ele não tem nada a ver com esse bicho aí da foto. A imagem é falsa!
Ao que tudo indica, a falsa notícia foi publicada pela primeira vez em um blog de humor de língua inglesa Mekubal no dia 21 de fevereiro de 2013. E, daí, se espalhou pela rede.
No dia 1º de abril, o jornal francês L’Indépendant fez uma brincadeira com seus leitores em homenagem ao dia da mentira e publicou uma notícia falsa de uma dupla de pescadores que havia pescado um peixe com “cara” de porco nas margens do Rio Têt, na França.
Adivinhe só qual foi a imagem do peixe-porco usada na notícia falsa? Sim, essa mesma montagem!
Analisando a manipulação
Abaixo, podemos ver na fotomontagem ampliada as marcas deixadas pela colagem da cabeça do porco no peixe:
Compare a montagem com a foto original:
Como não temos os mesmos dotes artísticos de quem bolou essa montagem, nos metemos a tentar fazer o nosso próprio peixe-porco:
Conclusão
O peixe com focinho de porco não foi pescado em um rio aqui do Brasil. Tampouco foi achado em nenhum outro rio, pois ele foi forjado digitalmente juntando-se o corpo de um peixe com uma cabeça suína.