Dinheiro
Demitido o funcionário que deixou imprimir cédulas com o nome de Goku!
Será real a notícia do funcionário da Casa da Moeda que teria sido demitido por permitir a impressão da frase “Goku Seja Louvado” em notas de cem reais?
A manchete apareceu na web na segunda metade de julho de 2013. De acordo com o texto que se espalhou pelas redes sociais e em diversos blogs e sites, o Governo Federal teria anunciado a demissão do funcionário que permitiu a impressão de 5 mil cédulas de 100 reais com a frase “Goku seja louvado” no lugar da já tradicional “Deus Seja louvado”.
Para quem não conhece, “Goku” é um personagem fictício de uma serie japonesa chamada Dragon Ball.
A notícia ainda explica que foi feito também um pedido de investigação criminal por parte da Polícia Federal, além de três processos administrativos e mais duas investigações paralelas por parte da Polícia Civil.
Verdadeiro ou falso?
A história é falsa!
O texto faz parte de uma publicação feita no dia 15 de julho no site humorístico G17!
No final da “notícia”, o autor ainda brinca:
“O governo disse que as cédulas já estão em circulação, o que torna difícil fazer o recolhimento. Diante disso, o governo enviou uma nota pedindo a população que, ao encontrar uma destas cédulas, que risque o nome de Goku de caneta e escreva ao lado ‘Deus’ ou ‘Lula’.”
O humor do G17
Brincando com fatos do cotidiano, os redatores do G17 misturam textos satíricos com um formato jornalístico que, aliada ao layout que lembra muito grandes portais de notícias, acabam enganando muita gente, mesmo deixando bem claro no rodapé de todas as páginas que nada ali pode ser levado a sério.
Para quem quiser saber um pouco mais sobre o G17, leia a entrevista que fizemos com eles em 2012.
Conclusão
Notícia falsa! Tudo não passou de mais uma brincadeira do pessoal do G17!