Acidentes
Carvão de churrasco derrete lentes de contato?
Lente de contato de moça de 21 anos teria derretido depois dela ter ficado próxima ao calor da churrasqueira. Será que isso é verdadeiro ou falso?
A história acompanhada de fotos apareceu nas redes sociais e em inúmeros sites e blogs no começo de agosto de 2013. De acordo com o texto, uma moça de 21 anos estava usando lentes de contato em um churrasco quando, depois de olhar por alguns minutos para o carvão aquecido, começou a gritar por socorro, sentindo muitas dores.
No hospital, segundo a notícia, o médico teria explicado que as lentes de contato, por serem feitas de material gelatinoso, podem derreter com o calor do carvão vegetal.
O texto ainda alerta para o cuidado que as pessoas deveriam ter ao usar lentes de contato próximas ao calor excessivo, para não correrem o risco de superaquecer.
Mas será que essa história é real?
Dá uma olhada nas imagens que foram publicadas no Facebook e veja o que descobrimos:
Verdadeiro ou falso?
As fotos são reais, mas a história é falsa!
O texto tem algumas características de um boato virtual:
- Não cita nomes dos envolvidos
- Não é datado
- Pede para ser repassado ao maior numero de pessoas
- Trata de um assunto que chame a atenção de bastante gente
Quem é a “menina de 21 anos” a quem o texto se refere? Quando o fato teria ocorrido?
Em qual hospital a menina teria sido atendida?
Qual é o nome do médico que atendeu a paciente?
Ela ficou curada?
Lentes de contato derretem com o calor excessivo?
Como podemos ver, o texto gera mais perguntas do que elucida o fato.
A verdade sobre as fotos
A moça que aparece nas imagens é uma americana chamada Ashley Hyde e tinha 18 anos quando a fotografia foi tirada, em março de 2013. Na ocasião, Ashley quase perdeu a visão por causa de um protozoário presente em sua lente de contato.
De acordo com várias publicações, Ashley tinha uma forte irritação no olho esquerdo há muito tempo, mas os médicos não descobriam a causa. Até que um exame mais profundo e doloroso (tiveram raspar e furar o seu olho para colher material para o exame) mostrou que a garota estava sofrendo com um parasita em sua córnea.
Em entrevista à agência de notícias Local10, Ashley aconselha aos usuários de lentes de contato a limparem suas lentes corretamente para que não sofram as dores que ela sentiu (dores causadas pela infecção e pelo exame). “Eu não iria arriscar.”, disse a moça.
Depois de vários meses de tratamento, Ashley Hyde está curada e vive uma vida normal, na Flórida. Acompanhe a história da paciente no vídeo abaixo:
[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/TUyKpuHSP7c” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Parasita em lentes
De tamanho microscópico, o parasita Acanthamoeba, é encontrado na água e no solo e pode se espalhar para os olhos através de lentes de contato, cortes, feridas na pele ou ser inalado pelos pulmões e pode levar à cegueira permanente.
Sites especializados em lentes de contato advertem para alguns cuidados que usuários desse produto devem ter:
- Não lavar as lentes com água de torneira
- Não deixar as lentes mergulhadas em soro fisiológico
- Nunca limpar as lentes com saliva (sim, tem gente que faz isso!)
Doença pouco comum, mas perigosa
Em 2007, um surto de dessa doença ocorreu nos Estados Unidos, afetando 63 pessoas, cerca de um caso a cada 2 milhões de usuários americanos de lente de contato. De acordo com tabela comparativa publicada pelo site MedCenter, a incidência de ceratite causada por Acanthamoeba vem diminuindo ao longo da última década. Vale lembrar que os dados mostrados são de 2002.
Em fevereiro de 2013, o jornal britânico The Telegraph publicou o caso de Jacqueline Stone, uma senhora de 42 anos que teve que remover um de seus olhos, depois de 17 semanas internada com infecção por uma lente de contato contaminada.
Lentes de contato derretem com o fogo?
Uma busca na web para saber se há casos comprovados de pessoas que tiveram lentes de contato derretidas com a proximidade do fogo só resultaram em sites e blogs que apenas copiar o mesmo texto da “menina de 21 anos que ficou olhando para a churrasqueira”. Não há nenhum caso comprovado desse tipo de acidente.
As lentes podem derreter, sim! Mas só a uma temperatura tão alta que derreteria também os olhos do usuário.
Conclusão
As fotos são, na verdade, de uma infecção causada por lentes de contato infectadas por um protozoário.