Animais
Sapo aparece em foto de lançamento de foguete da Nasa!
Foto que apareceu na web mostra um sapo “voando” no meio da fumaça provocada pelo lançamento do foguete Minotaur 5. Será que isso é verdade?
A imagem surgiu no dia 12 de setembro de 2013, 3 dias após o lançamento feito pela Nasa – na Ilha Wallops (no estado da Virgínia – EUA). Vários sites e blogs (e inúmeras publicações nas redes sociais) começaram a postar o que parece ser um sapo voando bem no meio do foguete Minotaur 5, que levará a sonda Ladee à atmosfera da Lua.
Muita gente ficou em dúvida quanto à veracidade da fotografia e entrou em contato com o E-farsas através da nossa fanpage no Facebook. Todo mundo querendo saber…
Será que essa imagem é verdadeira ou falsa?
Verdadeira ou falsa?
A foto é real! Foi publicada pela primeira vez no perfil do Instagram da Nasa no dia 12 de setembro de 2013.
Rebecca Roth, coordenadora de imagens da agência espacial americana, confirmou a autenticidade da foto. A teoria mais provável é a de que o sapo tenha se aproximado demais do local do lançamento e a força gerada pela decolagem do foguete fez o sapo sair voando.
Em entrevista ao site Mashable, Rebecca disse que não houve nenhuma manipulação na imagem e que a câmera fotográfica é acionada automaticamente por som, sem intervenção humana.
Sobre o possível impacto causado na fauna e na flora que os lançamentos feitos pela Nasa na ilha (que é uma reserva natural), a coordenadora da agência espacial disse: “A perturbação é de curta duração, permitindo que as decolagens e o habitat de vida selvagem possam coexistir“.
Ah! Sobre o “sortudo” sapo, a agência espacial afirmou em nota que as condições do bicho são incertas. Ou seja, não se sabe se ele sobreviveu e se vai continuar sem lavar o pé!
Abaixo, uma matéria da rede CNN sobre a curiosa foto:
[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/vF3yy4I85og” frameborder=”0″ allowfullscreen]
A sonda Ladee terá como missão principal a de analisar os gases e a poeira da atmosfera que envolvem a superfície lunar.
Conclusão
Imagem real!