Demoníaco
Galinha Pintadinha demoníaca!
Texto que circula pela web afirma que o desenho infantil Galinha Pintadinha seria um produto demoníaco e que seus bonecos causam doenças! Será verdade?
No final de setembro de 2013, um texto começou a se espalhar pelas redes sociais e em diversos sites e blogs. O artigo era um alerta feito por uma mãe de um bebê de 7 meses que também seria tia de outra criança com 10 meses de idade e advertia para o estrondoso sucesso do desenho animado brasileiro Galinha Pintadinha.
De acordo com o texto, os produtos vendidos sob a marca da Galinha Pintadinha estariam provocando problemas respiratórios nas crianças que os manuseiam, além das letras das musicas, que possuem mensagens subliminares satânicas e falam de inúmeras doenças.
O alerta também faz uma denúncia sobre a identidade real do personagem Mestre André que, na verdade, seria o Zé Pelintra – entidade considerada pelos umbandistas o patrono dos bares.
Abaixo, um print screen do texto original, publicado na web e capturado pelo nosso amigo André, do excelente Ceticismo.net.
Verdadeiro ou falso?
Esse é um daqueles casos em que não podemos levar a sério o que foi escrito. Parece até uma brincadeira feita por algum engraçadinho que resolveu tirar um sarro com as pessoas que irão ler aquilo em seguida.
No caso da “denúncia” contra a Galinha Pintadinha, é bom mencionar que esse texto foi postado inicialmente no fórum de discussão do site Baby Center, que é especializado em auxiliar as mamães no árduo trabalho de cuidar de seus filhotes.
O texto começou a gerar muitas manifestações no fórum. Muita gente reclamando (com razão) da mãe que publicou o “alerta” e, como era de se esperar, muita gente apoiando o banimento da Galinha Pintadinha de perto de seus filhos.
É claro que o texto tão cheio de erros ortográficos e em muitas vezes contraditório não traz nenhuma prova de sua veracidade. Ou seja, sua autora apenas escreveu um monte de teorias malucas e não conseguiu provar nenhuma de suas afirmações. Se pararmos para analisar a sua redação, iremos verificar que não há nada de concreto ali. Apenas frases…
Com tanta polêmica, os administradores do fórum do Baby Center acabaram por retirar a postagem no mesmo dia, mas aí já era tarde. O texto já havia se espalhado pela web.
Sucesso Fenomenal
O sucesso fenomenal do desenho Galinha Pintadinha já rendeu milhões para seus criadores: o produtor musical Marcos Luporini e o designer Juliano Prado. Desde a sua criação, em 2006, os 3 DVDs já venderam mais de 500 mil cópias (sem contar as piratas), além dos produtos licenciados pela marca como brinquedos, roupas e alimentos infantis. O vídeo com a primeira animação da Galinha já teve mais de 96 milhões de visualizações no YouTube.
[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/1i7p0vTGcBk” frameborder=”0″ allowfullscreen]
É de se esperar que tanto sucesso faça crescer uma onda de teorias que tentem justificar essa popularidade meteórica de um desenho tão simples. Mas é fato: As crianças ficam quietinhas ao ver a animação (com seus personagens coloridos) na tela da TV e, com isso, as mães têm um pouco de folga para “dar um jeito na casa”.
Letras satânicas
Quanto às letras das músicas, é bom deixar claro que quase todas são de domínio público, ou seja, não foram compostas pelos criadores da Galinha Pintadinha. Seria no mínimo injusto culpar Marcos Luporini e Juliano Prado por letras que já existem há anos.
Histórias semelhantes apareceram nos anos 1980 e 1990 com outros personagens que ficaram famosos em suas épocas. Quem não se lembra do boneco do Fofão que, segundo a lenda, era um brinquedo amaldiçoado e que possuía uma faca em seu interior?
Conclusão
História completamente falsa! Podem continuar deixando seus filhos ouvindo a Galinha Pintadinha. Mal não vai fazer!