Falso
O Jogo da Girafa espalha vírus no Facebook?
Será verdade que o Desafio da Girafa espalha um vírus no Facebook que deixa seu computador vulnerável a ataques? Descubra aqui!
A notícia começou a se espalhar pelo Facebook na última semana de outubro de 2013 e afirma que, ao mudar a imagem do seu perfil para o de uma girafa (depois de perder o tal “desafio da girafa”), o usuário deixa seu computador infectado por um tipo de vírus que faz com que seu computador fique vulnerável a ataques por acesso remoto.
Muita gente ficou preocupada com o tal vírus, pois muitos trocaram de foto de seus perfis no Facebook e uma infecção assim poderia ser muito perigosa.
Mas será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdadeira ou falsa?
A notícia é falsa!
Surgido primeiro em inglês e, em seguida, espalhado em outras línguas (em português também, é claro), o boato sugere que a simples troca de imagem do perfil do usuário pela de uma girafa (que, supostamente, estaria com um vírus embutido) abriria uma porta em sua máquina, facilitando futuras invasões por hackers.
Mas, apesar de criar alarde desnecessário na rede social, o tal vírus não existe!
O Desafio da Girafa
Essa história vírus na foto da girafa começou depois que uma brincadeira se popularizou no Facebook. O tal desafio funciona assim: Alguém publica uma charada simples para o amigo e se esse não acertar terá que substituir a sua foto de perfil por uma foto de uma girafa.
A charada é essa:
“São 3 da manhã, a campainha toca e você acorda. Visitas inesperadas… São seus pais e eles estão lá para o café da manhã. Você tem geleia de morangos, mel, vinho, pão e queijos. Qual é a primeira coisa que você abre?”
Só para se ter uma ideia do sucesso que o jogo fez entre usuários do Facebook no mundo todo, o jornalista do Chicago Tribune Scott Kleinberg conta que uma postagem sua na rede social com esse desafio recebeu quase meio milhão de respostas em apenas um dia! Era de se esperar que alguém iria aproveitar essa repercussão para inventar boatos e espalha-los na web…
Só que esse boato não é recente! De acordo com pesquisadores do Hoax-Slayer, mensagens semelhantes a essa, sobre fotos no formato JPEG com vírus, já circulam desde 2004. Com certeza, alguém viu na popularidade do desafio da girafa de 2013 uma chance de ressurgir com a notícia falsa.
Vírus escondido dentro de imagens
Segundo um artigo publicado pelos especialistas em segurança digital da Sophos, esse tipo de vulnerabilidade (de esconder códigos maliciosos dentro de imagens JPEG) já foi corrigido faz tempo. Em 2004, a Microsoft disponibilizou um pacote de arquivos de correção para computadores com sistema operacional Windows que fechou essa brecha de segurança.
Conclusão
Não existe nenhum vírus escondido dentro de fotos de girafas no Facebook! Notícia falsa!