Crimes
Pedofilia foi classificada como uma opção sexual! Será?
Notícia publicada em diversos sites e blogs afirma que a Associação Americana de Psiquiatria passou a classificar a pedofilia como uma opção sexual. Será verdade?
No final de outubro de 2013, muita gente compartilhou um texto afirmando que a APA (American Psychiatric Association) teria acabado de mudar a classificação da pedofilia (que era até então um transtorno) para somente uma orientação ou preferência sexual. De acordo com notícia, a nova classificação teria sido publicada na mais recente edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais e classifica a pedofilia como “uma orientação sexual ou preferência sexual desprovida de consumação, enquanto o ‘distúrbio pedófilo’ é definido como uma compulsão e usado para caracterizar os indivíduos que usam assim a sua sexualidade”. O referencial, segundo o manual, são crianças com menos de 13 anos de idade.
Será que isso é verdade?
Verdadeiro ou falso?
O que houve, no caso da notícia, foi um erro de interpretação do tal manual, mas a APA reconheceu uma falha por parte deles durante a elaboração do texto.
A Associação explicou em nota ao jornal Washington Times que o termo “orientação sexual” nunca é usado nos critérios de diagnóstico para o pedófilo e seu uso no DSM-5 (no manual publicado esse ano) foi escrito no sentido de “interesse sexual”, mas tem ciência que isso daria margem para interpretações dúbias e um novo manual já está sendo preparado com o erro corrigido.
“Na verdade, a APA considera distúrbio pedófilo uma ‘parafilia’ e não uma ‘orientação sexual’. Esse erro será corrigido na versão eletrônica do DSM-5 e na próxima impressão do manual […] A APA está se esforçando firmemente para processar criminalmente aqueles que abusam sexualmente de crianças e adolescentes. Também apoiamos os esforços contínuos para desenvolver tratamentos para pessoas com transtorno pedófilo com o objetivo de prevenir futuros atos de abuso“, disse um porta-voz da organização ao jornal.
O termo que induz ao erro aparece na página 698 do manual, que foi lançado em maio de 2013.
Origens
O primeiro blog a difundir a notícia com o mal-entendido foi o americano Neon Tommy, em 25 de outubro de 2013. A partir daí, milhares de outros blogs e sites passaram a republicar a história. Cada um contando um pouco e aumentando um ponto (é assim o ditado?).
O bom da notícia ter se espalhado dessa forma foi que a Associação Americana de Psiquiatria percebeu que seu texto poderia ser usado de forma a “limpar a barra” de pedófilos e está correndo para desfazer o mal-entendido.
Conclusão
Além de um transtorno, a pedofilia continua sendo um crime!