Animais
Pescador se assusta ao capturar um peixe transparente!
Um pescador afirma ter encontrado um peixe transparente enquanto pescava na Nova Zelândia. Mas será que essa notícia é verdadeira?
A manchete surgiu na internet no dia 22 de janeiro de 2014. De acordo com o texto que acompanha uma foto de um bicho completamente transparente, um pescador chamado Stewart Fraser teria pescado um peixe diferente de tudo que já se viu no mundo.
O fato teria ocorrido em alguma parte no oceano em torno de 70 km em torno da Península de Karikari. Stewart estava pescando em companhia dos filhos quando fisgou o estranho bicho com sua vara.
Muito se especulou sobre a origem do animal. Alguns sites e blogs levantaram a hipótese de que o “peixe invisível” seja de procedência extraterrena…
Será que essa história é real?
Verdadeiro ou falso?
A foto é real e o tal peixe (que não é um peixe) existe mesmo!
Ao contrário do que afirmaram alguns sites de notícias, o estranho ser não é um tipo de camarão ou de água-viva. Trata-se de um exemplar da espécie Salpa Maggiore (Salpa maxima), um animal que possui esse tipo de camuflagem como defesa dos predadores, vivem em mares frios e usam o bombeamento de água para se locomover. São abundantes no Oceano Antártico.
A seguir, um vídeo com fotos de outros exemplares desse “peixe” bastante peculiar:
[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/4IexviDI6nk” frameborder=”0″ allowfullscreen]
As salpas normalmente percorrem as camadas superiores do oceano, onde a luz solar pode penetrar através de seus corpos. Eles se alimentam de matéria orgânica pequena como plâncton para sobreviver e possuem um ciclo de vida tanto individual como em grupo. Grande parte da sua vida, a salpa se reproduz de forma assexuada, mas em alguns ciclos ele gera descendentes com a ajuda de parceiros.
A seguir, um vídeo dos bichinhos na água! Coisa mais linda de se ver:
[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/kQ3g_8oJOcg” frameborder=”0″ allowfullscreen]
As fotos da pescaria inusitada de Stewart Fraser tiveram mais de 1 milhão de visualizações em apenas 5 dias depois de publicadas na rede social Reddit. Mas o pescador não revelou o que fez com o bicho. Será que ele levou pra casa ou devolveu ao mar?
Atualização 27/01/2014
Vários leitores nos corrigiram na área de comentários desse artigo sobre a nossa definição das salpas. Ao contrário do que afirmamos ao longo do texto, as salpas não são peixes. São acranianos da subfilo tunicata, espécie abundante de zooplâncton.
Conclusão
A foto é real e o animal, apesar de possuir um jeitão diferente, não tem nada de extraterreno (e não é um camarão). Trata-se apenas de uma salpa.