Falso
5 Boatos sobre a fusão do Facebook com o WhatsApp
Depois do anúncio da compra do WhatsApp pelo Facebook, muitas notícias alarmistas apareceram em ambos os serviços. O que é fato e o que é boato?
Conforme anunciamos aqui no E-farsas o Facebook adquiriu o serviço de trocas de mensagens WhatsApp por 16 bilhões de dólares (algo em torno de 37 bilhões de reais) no começo de fevereiro de 2014. Nos dias seguintes à compra, muitas notícias e alertas começaram a aparecer nas duas redes.
Mas será que há algum fundo de verdade nos avisos que andam se espalhando pelo WhatsApp e pelo Facebook?
Conheça alguns deles:
1 – Todo o conteúdo compartilhado no WhatsApp será publicado também no Facebook a partir do dia 24!
Por que é falso?
Uma compra tão grande como essa demora meses para se concretizar. Isso porque, além dos tramites legais (o Governo Americano ainda precisa aprovar a aquisição), é preciso uma série de adaptações técnicas para que os aplicativos possam se conversar.
Em entrevista ao Wall Street Journal, Jan Koun – um dos fundadores do WhatsApp, disse que só aceitou a venda se seu aplicativo continuasse independente de qualquer outro serviço e que o Facebook não interferisse no WhatsApp.
É possível que, em algum momento, as equipes de desenvolvimento do WhatsApp acabem se entrosando e o Facebook acabe incorporando tudo em um único serviço, mas isso (se acontecer) ainda vai demorar um tempão!
2 – O WhatsApp terá propagandas
Falso (por enquanto)!
Em diversas entrevistas, Mark Zuckerberg (fundador do Facebook) tem afirmado que não vai mexer no plano de negócios do WhatsApp. Segundo ele, a forma como eles estão ganhando dinheiro com o aplicativo está funcionando bem e vai ficar assim. A mesma afirmação foi feita por Jan Koun ao Wall Street. Não haverá propagandas no WhatsApp (pelo menos, por enquanto).
3 – O WhatsApp cobrará 0,37 por cada mensagem enviada
Falso!
A mensagem circula desde 2012 pelo WhatsApp e voltou com força na terceira semana de fevereiro de 2014. De acordo com o texto, para que o serviço continue gratuito, basta o usuário repassar o alerta para mais 9 contatos. Claro que essa história é falsa, como já mostramos aqui no E-farsas em setembro de 2012.
4 – O WhatsApp caiu durante a migração para os servidores do Facebook
Falso!
No dia 22 de fevereiro de 2013, o WhatsApp ficou “fora do ar” por apenas 3 horas, mas foi o suficiente para levantar rumores de que o incidente teria ocorrido por causa da mudança do serviço para os servidores do Facebook. O que ocorreu de verdade foi uma falha em um roteador da rede que afetou os servidores do WhatsApp. Isso foi o que disse Jan Koum em uma nota de pedido de desculpas aos usuários.
A queda temporária do WhatsApp beneficiou concorrentes como o Telegram, que ganhou mais de 18 milhões de novos usuários durante a inatividade do rival.
5 – Agora vai dar para instalar o WhatsApp no meu computador também!
Falso!
Ainda não há nenhuma versão do WhatsApp para desktop e é preciso tomar cuidado para não cair nas armadilhas da internet. Desde agosto de 2013, um golpe tenta enganar a vítima com a promessa de uma versão para computadores do aplicativo de mensagens instantâneas. Numa das versões, segundo o site da Panda Security, o usuário incauto acaba instalando em sua máquina um emulador do sistema Android e com ele um aplicativo que faz com que a vítima passe a pagar uma mensalidade de até 37 euros em sua conta telefônica.
Não encontramos casos relatados aqui no Brasil, mas todo cuidado é pouco!
Conclusão
Esses foram apenas alguns dos inúmeros boatos sobre a fusão do Facebook com o WhatsApp. Pedimos para que você, caso tenha recebido algum, nos faça o favor de relatar aí abaixo nos comentários.