Connect with us

E-farsas

A moda das calças abaixo da cintura surgiu nas prisões entre os gays?

Crimes

A moda das calças abaixo da cintura surgiu nas prisões entre os gays?

Imagem que circula pelo Facebook diz que a moda Sagging teria surgido nas prisões dos EUA e era usada como um aviso de que gays estavam disponíveis para sexo! Será?

As ilustrações apareceram no Facebook em 2012, mas voltaram a circular em maio de 2014 em uma publicação da fanpage TV Revolta e um membro grupo do E-farsas mandou pra gente tentar descobrir se isso é verdade ou farsa!

O texto que acompanha as imagens diz que a moda de andar com a calça abaixo da cintura, deixando parte da cueca à mostra, teria surgido nas prisões dos Estados Unidos e seria um código entre os presos que indicava que os homossexuais que usavam calça dessa forma estariam disponíveis para sexo.

A publicação ainda afirma que o código tinha que ser bem sutil para que os guardas não notassem que os gays estariam se oferecendo para outros homens dentro da prisão.

Mas será que essa história é real ou seria mais uma farsa da web?

Usar calças caídas seria um sinal avisando que a pessoa estaria disponível para outros homens! Verdade ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

Usar calças caídas seria um sinal avisando que a pessoa estaria disponível para outros homens! Verdade ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

Essa é uma lenda que surgiu nos Estados Unidos em 2008/2009 e se espalhou entre muitos blogs e sites de língua inglesa. O texto se aproveita da insegurança que muitos jovens tem sobre a sua própria sexualidade, além de incitar a homofobia. Mais do que uma lenda, um desserviço!

De fato, a “moda” do uso da calças abaixo da cintura (ou “Sagging”, como é conhecida) surgiu mesmo nos presídios norte-americanos, mas – apesar de haver muitos homossexuais nessas penitenciárias – isso nada tem a ver com o fato de seu usuário ser gay ou não!

A dúvida sobre essa história apareceu também no fórum Prision Talk – dedicado a compartilhar experiências daqueles que já foram presos e entre familiares e amigos de detentos. As respostas são as mesmas que encontramos em diversos outros sites:

Os prisioneiros usam calças caídas porque é proibido que detentos usem cintos. O acessório era muito usado como arma para suicídio ou assassinato por enforcamento até que uma Lei de 1978 proibiu o uso dessa peça pelo presos. Pelos mesmos motivos, os cadarços dos tênis também são proibidos.

Além disso, as calças dos presídios não são feitas sob medida. Há tamanhos padrão de calças e camisas e, muitas vezes, a calça fica larga no corpo do preso, caindo abaixo da cintura.

Moda surgiu nas prisões, por causa da proibição do uso de cintos! (foto: reprodução)

Moda surgiu nas prisões, por causa da proibição do uso de cintos! (foto: Joe Raedle/Getty Images)

 

Das prisões para as ruas

De acordo com o jornal Examiner, alguns ex-detentos continuavam a usar a calça caída nas ruas mesmo após estarem em liberdade e alguns músicos – como o rapper 50 Cents e o cantor canadense Justin Bieber – ajudaram a popularizar a moda. O site Alternet e o blog Buzzle também explicam mais algumas curiosidades sobre a origem do sagging!

Ídolo pop e suas calças "um pouco" abaixo da cintura! (foto: Divulgação)

E como prova, aí está uma foto do ídolo pop Justin Bieber e suas calças “um pouco” abaixo da cintura! (foto: Divulgação)

Em 2007, alguns estados norte-americanos sugeriram leis que puniriam com multa para as pessoas que andassem nas ruas usando calças abaixo da cintura.

Conclusão

A “moda” de usar calças abaixo da cintura surgiu mesmo nos presídios dos Estados Unidos, mas foi apenas porque os presos são proibidos de usar cintos e nada tem a ver com homossexualidade.

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Crimes

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top