Animais
A amizade entre um cachorro cego e seu amigo cão-guia!
Imagens que circulam pela web mostram um cão cego sendo ajudado por outro cachorro. Mas será que essas fotos são reais? Olha só o que descobrimos:
No começo de agosto de 2012, algumas fotos interessantes apareceram na web. As redes sociais começaram a espalhar fotos do que parece ser um cachorro cego sendo levado por um cão-guia! No Facebook, por exemplo, os milhares de pessoas postaram comentários que vão desde adoração à lição de vida dos bichos a usuários questionando a veracidade das imagens e da história.
Verdadeiro ou farsa?
As fotos são reais! Foram tiradas em julho de 2011 pelo pessoal da Dogs Trust, uma ONG do Reino Unido que cuida de aproximadamente 16 mil cães abandonados e encaminha vários deles para adoção.
O cachorro cego é, na verdade, uma fêmea e se chama Lily. Ela tem 7 anos de idade e seu melhor amigo canino também é uma fêmea e se chama Maddison.
Maddison é, de fato, a cão-guia de Lily.
O que aconteceu com Lily?
A cachorra desenvolveu uma doença chamada entrópio, onde seus cílios “crescem para dentro” e, no caso da Lily, isso acabou danificando seriamente seus olhos. Infelizmente para Lily (ainda filhote, na época!), a única opção que os veterinários tiveram foi a total remoção dos dois globos oculares da pobrezinha.
Como explicado pela Dogs Trust, os dois cachorros são inseparáveis. Lily é bastante dependente de Maddison e estaria perdida sem sua guia. Quem adota-la terá que levar sua companheira também.
Essa é uma das principais dificuldades que a ONG tem encontrado que dificultam a adoção das meninas!
[Update: 30 de agosto de 2012]
Conforme muito bem observado pelos nossos leitores e, em especial, pela Rosanne Dantas aí nos comentários, a história de amizade entre as duas cachorras não sobreviveu ao tempo. Infelizmente, de acordo com o blog da ONG Dogs Trust, depois de anos juntas, Lily e Maddison tiveram que se separar!
Em outubro de 2011, ambas foram adotadas por uma nova família. Viva!
Só que a adaptação na nova residência não foi aquela maravilha que todos esperavam. Lily não conseguiu se acostumar à nova rotina e ao novo ambiente e passou a ficar agressiva com sua companheira, Maddison, chegando ao ponto de ataca-la.
A nova família não teve outra escolha senão devolver Lily para o abrigo de cães, ficando apenas com Maddison. Na última atualização sobre o assunto, postada no blog da ONG em janeiro de 2012, Lily já havia conseguido arrumar outra família para ficar com ela e parece que ambas amigas estão bem, só que em cidades diferentes!
Conclusão
Imagens reais. História verdadeira!
Sites citados