Cinema / TV
A BBC vai mesmo comprar a Rede Globo?
É verdade que a emissora pública do Reino Unido está negociando a compra da Rede Globo de Televisão por 480 bilhões de dólares?
A notícia surgiu na internet na última semana de junho de 2015 e fala sobre a negociação bilionária entre a BBC e a brasileira Rede Globo. De acordo com a reportagem, a BBC estaria se reunindo no Rio de Janeiro com os herdeiros de Roberto Marinho para a compra da Rede Globo e que os acertos já estariam sendo feitos desde o final de 2014.
A notícia ainda afirma que o valor da compra gira em torno de U$ 480 Bilhões de dólares e se tudo der certo em 2016 a BBC será inaugurada no Brasil com programação nova e local.
Será que isso é verdadeiro ou falso?
Verdadeiro ou falso?
Essa história da venda da Rede Globo tem várias características de um boato digital:
- Cita nomes de empresas para conseguir mais credibilidade;
- Não cita fontes;
- Trata de um assunto que atraia bastante leitores;
- Não é datado;
- Possui um tom alarmista e conspiratório;
Em primeiro lugar, a “notícia” diz que ocorrerá uma reunião a portas fechadas entre os executivos de ambas empresas “na próxima terça”, mas não diz de qual mês ou ano. Encontramos publicações semelhantes a essa feitas no dia 24, 28 e 30 de junho e, depois, em 15 de julho de 2015.
Também é importante frisar que nenhum dos blogs que publicaram essa notícia citaram fontes para que possamos comprovar os fatos apresentados. Apenas colocaram o link da BBC, mas “tomaram o cuidado” de explicar que essa seria uma informação sigilosa. Isso dá um tom conspiratório ao texto, dando a entender que poucos detém essa informação.
Nenhum jornal, seja ele brasileiro ou britânico, publicou nenhuma nota a respeito. Uma notícia bombástica como essa seria matéria de capa, não acha?
Quanto ao valor da suposta venda, podemos questionar se a Globo vale mesmo tudo isso (na notícia falsa que circula pela web, a compra se limitaria somente à TV Globo e às suas afiliadas). Segundo fontes da própria emissora, o Grupo Globo (todo o grupo) faturou cerca de 16 bilhões de reais em 2014, tendo um lucro de 2 bilhões. Outras redes de TV, como a Time Warner Cable, por exemplo – que faturou duas vezes mais que a Globo em 2013 -, foi vendida por 57 bilhões de dólares em maio de 2015.
Concessão vai até 2023
Em 2008, o Diário Oficial da União oficializou a renovação da concessão da Rede Globo por mais 15 anos. Portanto, a TV continua até 2023 (podendo ser renovada novamente na ocasião).
Inconstitucional!
Além de tudo isso, o artigo 222 da Constituição Brasileira de 1988 estabelece que as emissoras de rádio e de TV brasileiras não podem ser vendidas para empresas do exterior:
“A propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou de pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no País”.
E, no seu primeiro parágrafo determina que empresas estrangeiras não podem ter mais do que 30% de participação nas emissoras nacionais:
“Em qualquer caso, pelo menos setenta por cento do capital total e do capital votante das empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens deverá pertencer, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, que exercerão obrigatoriamente a gestão das atividades e estabelecerão o conteúdo da programação”.
Conclusão
A notícia da venda da Rede Globo para a BBC é mais uma farsa da web!