A cidade de São Lourenço zerou as internações por COVID graças ao tratamento precoce?
Será verdade que o prefeito da cidade mineira de São Lourenço conseguiu acabar com os casos de internações em UTI por COVID graças ao tratamento precoce?
A publicação se espalhou nas redes sociais e também em grupos de WhatsApp no final da primeira quinzena de março de 2021 e rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter. De acordo com o texto acompanhado de vídeos, a cidade de São Lourenço, no sul do estado de Minas Gerais – teria zerado as internações nos leitos de UTI após adotar tratamento precoce contra o novo coronavírus.
Numa outra versão, o texto afirma que a cidade já estaria há 3 semanas sem nenhuma internação em UTI ou óbito por COVID-19 e São Lourenço já estava aberta para o comércio normalmente.
Será que essas informações são verdadeiras ou falsas?
Verdade ou mentira?
Buscando informações a respeito dessas afirmações no site do Ministério da Saúde, uma das fontes onde são centralizados os casos sobre a pandemia da COVID-19 no país, chegamos aos dados referentes à cidade de São Lourenço. A cidade mineira teve 45 casos de óbitos desde o início da contagem feita pelo Ministério:
Já, de acordo com dados da própria prefeitura de São Lourenço, o boletim do dia 15 apresentava 155 óbitos e o do dia seguinte 156:
No dia 08 de março, por exemplo, o hospital São Lourenço publicou em sua página no Facebook seu boletim diário, onde afirma que havia 7 pacientes na sua área de UTI (sendo 5 com COVID e 2 suspeitos). Ou seja, a afirmação de que não houve óbitos e pacientes na UTI em decorrência do novo coronavírus nas últimas 3 semanas é falsa!
Como o hospital recebe pacientes de outras cidades, vamos ter como base dois boletins emitidos pela prefeitura. Um do dia 21 de fevereiro de 2021 e o outro do dia 15 de março. No primeiro, o município informou 47 óbitos e o mais recente já foram 50:
Além disso, no dia 13 de março de 2021, a prefeitura cedeu uma parte do prédio da Unidade de Pronto Atendimento para o Hospital São Lourenço para ampliação do número de leitos para atendimento de pacientes com Covid-19. O novo espaço passou a atender 24 pacientes a mais.
Também não procede a informação compartilhada nas redes sociais sobre a cidade de São Lourenço ter liberado o comércio e atividades não essenciais de funcionar normalmente. O que vale na cidade ainda é o decreto 8.178, de janeiro de 2021, que limita o funcionamento do município, além de proibir aglomerações e eventos públicos.
Não existe tratamento precoce
Por mais que algumas pessoas insistam em afirmar, não existe tratamento precoce contra a COVID-19!
A única arma cientificamente comprovada para a prevenção dessa doença que já matou quase 280 mil pessoas no Brasil é a vacinação. Enquanto as vacinas não chegam para todos, o recomendável é que se evite aglomerações e que se use máscara o tempo todo. Lavar as mãos com água e sabão periodicamente e/ou higienizá-las com álcool em gel também ajuda.
Conclusão
Não é verdade que a cidade mineira de São Lourenço zerou as internações em UTI graças ao tratamento precoce contra o novo coronavírus!