A CNN e a BBC mostraram a primeira pessoa tomando vacina em dias diferentes?
Colagem de imagens mostra que a CNN e a BBC estariam enganando a população ao mostrar a mesma mulher tomando vacina contra a COVID em dias diferentes! Será verdade?
A imagem começou a se espalhar através de grupos do WhatsApp na segunda semana de dezembro de 2020 e compara uma publicação do dia 08 de dezembro do site da BBC com outra, mais antiga, de 22 de outubro de 2020 da CNN mostrando em ambas a primeira mulher a ser vacinada contra o coronavírus no Reino Unido, Margaret Keenan.
De acordo com o texto que acompanha a colagem de reportagens, tanto a mulher quanto a enfermeira estavam com as mesmas roupas e máscara em datas diferentes, o que evidenciaria uma grande manobra da Imprensa para enganar o povo!
Será que isso é verdade?
Verdade ou mentira?
A cópia da reportagem da CNN que foi utilizada na colagem compartilhada em grupos do WhatsApp é de um vídeo publicado no dia 08 de dezembro de 2020 e mostra Margaret Keenan recebendo a vacina no Reino Unido.
Acontece que ao entrarmos em matérias publicadas antes e depois do dia 8, como essa do dia 22 de outubro de 2020 por exemplo, podemos ver que o vídeo do dia 8 de dezembro aparece no carrossel abaixo da foto de destaque da reportagem.
O WebArchive guardou a matéria publicada no dia 22 de outubro e através dessa ótima ferramenta podemos verificar que nesse dia o vídeo ainda não aparecia.
A foto que mostra o britânico William Shakespeare, também foi tirada da reportagem do dia 08 de dezembro, como podemos ver na versão em português do site da CNN Brasil. O senhor William (xará do dramaturgo inglês) foi o segundo idoso a ser imunizado no Reino Unido.
Casos de COVID em 22/11 X Casos de COVID em 08/12
Para ter certeza que as reportagens estão nas datas e com dados corretos, comparamos os dados que aparecem no vídeo da CNN sobre o número total de casos de COVID nos EUA em 22/11 com dados de 08/12.
Em 08 de dezembro de 2020, os Estados Unidos tinha cerca de 15 milhões de casos (15.067.819) e, em 20 de novembro – segundo relatórios da Organização Mundial de Saúde, cerca de 8 milhões. Como podemos ver, a reportagem do dia 08 de dezembro da CNN apresenta números mais próximos (14.191.298 casos).
Não encontramos imagens semelhantes a da primeira mulher vacinada no Reino Unido anteriores ao dia 08 de dezembro de 2020.
Conclusão
A colagem de imagens que se espalhou através de grupos do WhatsApp não mostra as mesmas pessoas tomando vacina em publicações de 22 de outubro e de 08 de dezembro de 2020. A imagem da reportagem sobre a primeira mulher a receber a vacina no Reino Unido é de um vídeo publicado no dia 8 de dezembro de 2020 pela CNN, mas pode ser visto em outras publicações do site da agência de notícias em dias anteriores e posteriores ao da sua publicação original!