Falso
A CNN noticiou a morte do mesmo jornalista no Afeganistão e na Ucrânia?
É verdade que a CNN publicou a morte do jornalista Bernie Gores em 2021, no Afeganistão, e novamente em 2022, como uma das vítimas dos conflitos na Ucrânia?
As colagens de tuites em nome da CNN começaram a se espalhar nas redes sociais no final de fevereiro de 2022 e mostram que a agência de notícias teria publicado a morte do mesmo repórter duas vezes e em ocasiões diferentes. Segundo o que é mostrado nas colagens, o jornalista Bernie Gores teria morrido no Afeganistão em 2021 e novamente em 2022, durante a invasão russa à Ucrânia!
O texto compartilhado com as imagens dá a entender que a CNN (assim como demais veículos de imprensa) estaria manipulando as notícias para mostrar ao público que o conflito na Ucrânia está mais complicado que é na realidade.
Será que a CNN errou mesmo? Essa história é real?
Verdade ou mentira?
Analisando as imagens usadas na colagem, podemos notar duas contas de perfis do Twitter: a @CNNUKR e a @CNNAfghan. Só que uma busca por ambas contas já mostra que elas estão suspensas pelo Twitter.
A rede social do passarinho azul diz apenas que as contas “violaram regras da comunidade” e, por esse motivo, foram suspensas.
Como a internet não esquece, temos várias formas de recuperar publicações antigas de contas suspensas, como o excelente WayBack Machine. Aqui está a publicação arquivada da conta @CNNUKR e aqui o perfil arquivado @CNNAfghan.
Perceba que nenhuma das duas contas possuem o selo azul de “verificado” (selo concedido apenas aos usuários cuja conta foi devidamente certificada pelo Twitter). Ou seja, nenhuma das duas contas era oficial e usavam o nome e logotipo da CNN para tentar conquistar mais credibilidade dos seguidores:
Apenas com essa simples busca poderíamos dar como encerrada essa checagem, mas ainda falta um detalhe: quem é o homem da foto?
Uma busca por “Bernie Gores” no site da CNN de língua inglesa e não encontramos nada…
Através de uma busca reversa utilizando a excelente ferramenta gratuita TinEye, descobrimos que a foto do homem que foi usada como a de um jornalista da CNN é, na verdade, do youtuber norte-americano Jordie Jordan.
No vídeo abaixo, transmitido ao vivo no dia 02 de março de 2022, o rapaz aparece jogando Elden Ring e, pela forma como ele está se mexendo e falando enquanto joga, parece não estar morto:
https://www.youtube.com/watch?v=jxNiOutaydw
Conclusão
Não é verdade que a CNN noticiou que um jornalista que havia morrido no Afeganistão em 2021 teria “morrido de novo” em um conflito no Ucrânia em 2022. Perfis falsos criados no Twitter usaram indevidamente o nome da CNN e a foto de um YouTuber para espalhar desinformação!