Falso
A energia do seu corpo pode carregar a bateria do celular?
Vídeo mostra que é possível se recarregar a bateria do smartphone com apenas duas moedas, um clipe e um pedaço de papel! Será verdade isso?
O filminho intrigante, de apenas 1 minuto de duração, apareceu nas redes sociais brasileiras na última semana de março de 2015, mas foi publicado no YouTube pela primeira vez em dezembro de 2014. No vídeo podemos ver uma descoberta incrível: Seria possível recarregar um smartphone usando apenas a eletricidade do nosso corpo!
Para provar isso, o filme mostra que com o uso de objetos simples do nosso dia-a-dia – como duas moedas, um clipe e um pedaço de papel ligados a um cabo USB – podemos “encher” a bateria do aparelho celular.
Será que isso é verdade?
[iframe: width=”600″ height=”338″ src=”https://www.youtube.com/embed/xKOBnIXNzfI” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Verdadeiro ou falso?
Que legal seria a vida dos usuários de smartphones se essa descoberta fosse verdade… Ainda mais se fosse possível se fazer isso usando objetos tão simples e fáceis de se encontrar, como moedas e clipes de papel. Mas, infelizmente, o que está sendo mostrado no vídeo é falso!
Como podemos ver no esquema abaixo, do site Uma Pergunta, o cabo USB possui 4 conexões e apenas uma delas (em vermelho) é de entrada de energia:
No experimento mostrado no vídeo, o clipe de papel estaria encostando em mais de um dos conectores, inviabilizando a carga! Só isso já seria um indício de fraude, mas vamos prosseguir analisando a alegação do criador do vídeo.
Aliás, se você prestar atenção no filminho – que está fechado para comentários no YouTube -, perceberá que ele não mostra que a bateria foi carregada, de fato. Apenas podemos ver o símbolo de “carregando” na tela do aparelho de celular. Nada mais!
No YouTube podemos encontrar diversos vídeos de usuários que tentaram reproduzir, sem sucesso, a experiência. Abaixo, um usuário que até teve boa vontade, mas – é claro – também não conseguiu:
[iframe: width=”600″ height=”338″ src=”https://www.youtube.com/embed/_1UcidxfJD8″ frameborder=”0″ allowfullscreen]
Nesse outro vídeo, um usuário (apesar de não explicar seu truque) mostra que é possível simular o carregamento do smartphone:
[iframe: width=”600″ height=”338″ src=”https://www.youtube.com/embed/wNDGU_ItMQc” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Pilha de moedas
É possível, sim, criar uma bateria usando moedas feitas com metais diferentes juntamente com a sua pele úmida de suor. No entanto, esse procedimento geraria apenas alguns décimos de volts – menos de um milésimo da corrente necessária para recarregar um smartphone (nos corrijam nos comentários se estivermos errados).
No vídeo abaixo, veremos como podemos criar uma bateria usando várias moedas! Perceba, no entanto, que mesmo com essa pilha de dinheiro, o sistema gerou apenas energia suficiente para ligar pequenas lampadas de led e uma calculadora:
[iframe: width=”600″ height=”338″ src=”https://www.youtube.com/embed/rIdPfDHeROI” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Usando o corpo para carregar smartphone
Já estão sendo desenvolvidos aparelhos que ajudam a recarregar o smartphone com a ajuda do corpo, mas o que essas novidades prometem é transformar a energia cinética em energia elétrica. O Activ, por exemplo, é um projeto ainda em fase de desenvolvimento que usa o movimento do joelho para gerar energia:
Também em fase de desenvolvimento, o Ampy “se aproveita” dos movimentos do corpo humano para gerar energia. Segundo os inventores, uma pedalada de uma hora ou uma caminhada de 10 mil passos produzem energia suficiente para três horas de bateria.
Conclusão
Ao menos que você seja o MacGyver, ainda não é possível carregar um aparelho smartphone apenas com duas moedas, um clipe e um pedaço de papel! Quem sabe, um dia…