Conspirações
A foto do garoto sírio afogado foi forjada?
Fotos mostram que os fotógrafos e legistas mudaram o corpo do menino sírio de lugar para tornar a foto mais impactante! Será verdade?
No dia 02 de setembro de 2015, o mundo ficou chocado com a foto do menino sírio Alan Kurdi, sem vida, em uma praia do mar Mediterrâneo. Kurdi tinha apenas 3 anos de idade e morreu afogado durante uma tentativa de fugir com a família para o Canadá, com mais centenas de outros refugiados!
No entanto, alguns dias após a morte do garoto, começaram a aparecer teorias na web sugerindo que a fotografia do pequenino corpo que rodou o mundo teria sido forjada e que os legistas e fotógrafos teriam mudado o menino de posição para chocar ainda mais a população.
A sequencia de fotos abaixo seria a prova dessa atitude considerada antiética por parte da mídia sensacionalista, mas será que isso é verdade?
Verdadeiro ou falso?
As imagens são chocantes, sem dúvida, mas não há nenhum indício de que a cena tenha sido montada!
A fotografia do menino sem vida na areia da praia foi tirada pela fotógrafa e repórter turca Nilüfer Demir, a serviço da agência de notícias DHA, também da Turquia. Segundo o português Jornal de Notícias, Demir disse:
“Não podia fazer nada [em relação ao menino morto]. Ele estava ali deitado de barriga para baixo, sem vida, com uma camisa vermelha e um calção azul. […] A única coisa que podia fazer era tornar a sua tragédia conhecida. E foi isso que fiz, ao fotografa-lo!”
Com relação às fotos que mostram a criança em dois lugares diferentes, a explicação é que o irmão de Alan, Galip, também morreu afogado e é ele que vemos na primeira foto.
Perceba que os sapatos são diferentes:
Conclusão
O corpo do menino sírio que morreu afogado não foi mudado de lugar para tornar a foto mais dramática! A criança que vemos em posição diferente nas outras fotos é o irmão de Alan, que também morreu afogado!
Sugestão do leitor @RelativeBrain atráves do nosso Twitter!
Colaboração dos atentos e prestativos membros do nosso grupo no Facebook!