Será verdade que Globo foi expulsa do Japão por ser um mau exemplo para as futuras gerações?
É verdade que a TV Globo foi expulsa pelo governo japonês após o Japão perceber que a emissora é um péssimo exemplo para as futuras gerações?
A notícia surgiu em grupos do WhatsApp em abril de 2019 e se espalhou também nas redes sociais – além de ser publicada em diversos sites e blogs – e afirma que a TV Globo teria sido expulsa do Japão após o governo decidir que a emissora é um péssimo exemplo para as futuras gerações daquele país!
Será que isso é verdade mesmo?
Verdade ou mentira?
No final de março de 2019, a rede de TV IPC World – dona do canal IPCTV – anunciou em seu site o encerramento a transmissão do sinal da TV Globo no Japão por tempo indeterminado!
Após 22 anos de parceria, diz o canal de TV japonês, a emissora irá mudar seu modelo de negócios e a programação da Globo será transmitida pela internet:
“Nós, funcionários e ex-funcionários da IPCTV, podemos dizer com orgulho que cumprimos com nosso objetivo até hoje. Agora, passamos o bastão para a internet, que realiza a função de continuarmos antenados com que acontece lá do outro lado do planeta.”
Conforme explicado pela própria Rede Globo, a decisão do fim da parceria partiu da emissora brasileira e tem a ver estritamente com modelo de negócios.
Não encontramos nenhum comunicado oficial do governo do Japão (ou de algum veículo de mídia japonês) que confirme que a Globo seja uma má influência para as futuras gerações e que isso seja o motivo pelo encerramento das transmissões por lá!
Conclusão
A TV Globo não está sendo mais transmitida no Japão via IPCTV por uma decisão da própria emissora. Segundo a Globo, o modelo de negócios foi o motivador do encerramento, mas tudo continuará pela internet!