Connect with us

E-farsas

A Globo não fechou patrocínios para o BBB pela primeira vez por causa do Bolsonaro?

Cinema / TV

A Globo não fechou patrocínios para o BBB pela primeira vez por causa do Bolsonaro?

A Globo não fechou patrocínios para o BBB pela primeira vez por causa do Bolsonaro?

É verdade que, com o Bolsonaro no poder, a Rede Globo de Televisão não fechou todos os patrocínios para o Big Brother Brasil 19?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs na primeira semana de janeiro de 2019 e, de acordo com o texto amplamente compartilhado através de grupos do WhatsApp, a TV Globo não teria conseguido fechar patrocínio para o Big Brother Brasil, pela primeira vez em 19 edições!

O motivo, de acordo com o que se espalhou por aí, seria a vitória de Jair Bolsonaro – que teria deixado claro que o público mais conservador não estaria dando tanta audiência para a atração. Além disso, a reportagem dá a entender que o Governo teria cortado gastos com publicidade, o que também teria atrapalhado os ganhos do reality show.

Será que isso é verdade ou mentira?

Após a posse de Bolsonaro, a Globo estaria sofrendo para fechar os patrocínios para o Big Brother Brasil! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

No dia 07 de janeiro de 2018, o site já conhecido aqui no E-farsas por disseminar inúmeras notícias falsas chamado Presidente Bolsonaro publicou uma matéria afirmando que a atração Big Brother Brasil, da Rede Globo de Televisão, teria ficado pela primeira vez sem vender todos os espaços publicitários.

A “reportagem” do site (cujo conteúdo já desmentimos diversas vezes aqui no E-farsas) é nada mais, nada menos que a cópia de uma matéria publicada 7 dias antes no site 1 News.

Antes do 1 News (que disse na matéria que “tudo não passava de especulação”), no dia 31 de dezembro de 2018, o blog Na Telinha publicou uma notícia afirmando que a Globo não teria conseguido vender todas as suas cotas de patrocínio para o BBB 19. No entanto, tudo não passou de um “mal-entendido”.

Conforme apurado pelo site Meio & Mensagem, a edição 19 do Big Brother Brasil teve um reajuste de 7,8% nos valores em suas cotas de patrocínio em relação ao ano anterior.

“Para o BBB 19, a Globo está cobrando R$ 37,3 milhões por cada uma de suas cotas. Nas duas temporadas anteriores (2018 e 2017), o valor de foi de R$ 34,7 milhões. No plano, a Globo oferece aos anunciantes a presença nas exibições do programa na TV aberta e também nos ambientes das mídias digitais, até 12 de abril deste ano. Os valores são absolutos e não contabilizam descontos negociados entre agências, anunciantes e emissora.”

O Meio & Mensagem confirmou que as empresas Burger King, Cervejaria Petrópolis (Itaipava), Faculdades Anhanguera e Johnson & Johnson já garantiram presença no reality show e já estão sendo exibidas nas chamadas da estreia do BBB. A reportagem também apurou que as empresas Bauducco, Cielo, Mondelez e Walmart estão interessados em negociar as duas cotas restantes.

Abaixo uma tabela com o preço das cotas de publicidade da atração, segundo levantamento do Meio & Mensagem:

Tabela de valores das cotas publicitárias do BBB ao longo dos anos! (Fonte: Meio & Mensagem)

O Governo patrocinava o BBB?

Como podemos verificar facilmente em uma simples busca na web, não havia nenhuma empresa estatal patrocinando o Big Brother Brasil em 2018. A atração BBB 18 teve o patrocínio da fábrica de bebidas Ambev – com o Guaraná Antártica, da Sadia (BRF), da Itaipava, da Nestlé (com o Nescau), do Pagseguro (com a Moderninha Pro) e da rede de supermercados Walmart

Conclusão

Não houve nenhuma queda nas vendas de patrocínio para o BBB. A Rede Globo, inclusive, aumentou o valor das cotas publicitárias para 2019 e já tem 4 empresas com as duas cotas restantes já sendo disputadas por mais de 3 empresas. A atração global estreia dia 15 de janeiro de 2019 e é um dos líderes de audiência da emissora!  

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Cinema / TV

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top