Cinema / TV
A Globo noticiou que 72 milhões de apostadores da Mega da Virada jogaram no numero do Bolsonaro?
Reportagem do G1 compartilhada nas redes sociais mostra que 72 milhões de pessoas apostaram no número 22, do partido do presidente Jair Bolsonaro, na Mega da Virada! Será verdade?
Um recorte com o logotipo do portal de notícias G1, da Rede Globo, começou a se espalhar nas redes sociais no começo de janeiro de 2022 e mostra que a Mega da Virada – realizada no último dia do ano anterior – teria premiado dois apostadores.
No entanto, o que chama a atenção no recorte é que o portal G1 teria noticiado que 72 milhões de apostadores teriam colocado o número 22 em suas apostas como uma homenagem ao presidente Jair Bolsonaro (que, agora está filiado ao Partido Liberal, cujo número é 22).
A manchete compartilhada afirma que o número de Bolsonaro não trouxe sorte aos apoiadores do presidente!
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Apesar de alguns sites e blogs reproduzirem a imagem como se fosse real, trata-se de uma montagem. O portal G1 não publicou nada sobre a quantidade de apostadores que jogaram o numero 22 na Mega da Virada!
Para ter certeza que o portal não mencionou nada sobre quem teria apostado no número 22, procuramos no site do G1 e não encontramos nada. A reportagem que fala sobre os dois ganhadores do prêmio foi publicada no dia 31 de dezembro de 2021 e não fala nada sobre quantos jogadores postaram em determinado número.
Para não restar suspeitas de que a Globo possa ter alterado o teor da reportagem nos dias posteriores, encontramos no WebArchive uma versão arquivada do dia da matéria. Você também pode conferir a página de loterias do G1 sem alterações do dia 03 de janeiro, clicando aqui.
Outro detalhe que denuncia a adulteração é que as manchetes do G1 possuem alguns padrões, como o ponto final em cada frase dos subtítulos, que são feitos em apenas um parágrafo. Compare na imagem abaixo, retirada do portal G1:
72 milhões apostaram no 22 em homenagem ao Bolsonaro?
Não encontramos nenhum documento que demonstre quantos apostadores jogaram nesse ou naquele número nas loterias da Caixa Econômica Federal. Caso você encontre, mande os links pra nós nos comentários.
Mesmo que esse dado seja real, é impossível saber se todos os apostadores escolheram o 22 por causa da nova filiação do presidente ao Partido Liberal. Jair Bolsonaro foi eleito com sua imagem atrelada ao número 17 (número do Partido Social Liberal ao qual ele foi filiado até novembro de 2019) e, meses depois, tentou associar-se ao número 38 (que seria um novo partido criado por ele, mas que não conseguiu se formar devido ao baixo número de filiados).
Somente após ficar 2 anos sem partido, no fim de novembro de 2021, é que Bolsonaro se filia ao PL. A nova sigla ainda parece não estar muito atrelada ao presidente (não da forma massiva como era nos tempos do “Bolsonaro 17”), talvez pelo fato que falar de “em 2022 vote 22” atualmente seria propaganda eleitoral antecipada, o que é crime!
Vários veículos de comunicação, como Jornal Cidade Online, ajudaram a desmentir essa história de que a Globo teria afirmado que 72 milhões de pessoas teriam apostado no 22 na Mega da Virada.
Conclusão
A reportagem em nome do G1 afirmando que 72 milhões de pessoas teriam apostado no 22 na Mega da Virada em homenagem ao Bolsonaro é falsa!