A lutadora de UFC Polyana Viana, que reagiu a assalto, foi presa?
É verdade que um promotor mandou prender a lutadora de UFC que reagiu a um assalto e espancou um criminoso no Rio de Janeiro?
A notícia surgiu nas redes sociais e também nos grupos de WhatsApp no final da primeira semana de janeiro de 2019. De acordo com o texto, o promotor de justiça Jean Carlos Rosário teria decretado a prisão da lutadora de MMA Polyana Viana pelo crime de lesão corporal grave e excesso de legítima defesa.
Polyanna teria usado de suas habilidades de luta para espancar o jovem que, segundo o que diz na notícia, não teve chances de defesa quando a mesma reagiu a tentativa de assalto.
Pelo crime de lesão corporal grave e excesso de legítima defesa, a lutadora poderá pegar de 2 a 8 anos de prisão.
Será que isso é verdade?
Verdade ou mentira?
A lutadora de MMA Polyana Viana foi abordada próximo de sua casa na noite de 05 de janeiro de 2019, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, por um homem que anunciou um assalto. Conforme relatado pela própria vítima, ao levar a mão à cintura para indicar onde estaria a pistola, o assaltante acabou amassando o volume deixando claro que se tratava de um revólver de papelão. Polyana, então, imobilizou o assaltante com uma sequência de socos e um chute.
Após esse ato, vários sites passaram a espalhar a notícia afirmando que ela é quem iria presa por ter “exagerado nos golpes contra o assaltante”. No entanto, todos os sites e blogs que publicaram essa notícia citam o site O Congresso, que já é bastante conhecido aqui no E-farsas por inventar notícias falsas. Pra quem não conhece, esse é o mesmo site que inventou fake news (geralmente, bem parecidas com essa) que já desmentimos, como essa:
O jovem que agrediu namorada em Goiânia foi espancado por amigos da vítima?
E essa:
Um juiz mandou soltar o bandido que matou idosa de 106 anos a pauladas?
Como você pode perceber, o site O Congresso parece que tem um padrão em inventar fake news:
- Pega um assunto que teve grande repercussão
- Inventa nomes de pessoas importantes para dar mais credibilidade ao assunto
- Afirma que a pessoa foi presa injustamente ou foi espancada por populares
- Não cita fontes
Uma busca por “promotor de justiça Jean Carlos Rosário” no Google e só temos como resposta sites que copiaram o mesmo texto.
Procuramos pelo nome do digníssimo promotor no quadro de membros do site do Ministério Público do Rio de Janeiro (onde a tentativa de assalto ocorreu) e nada foi encontrado. Assim como também não encontramos o nome no quadro de membros do site do Ministério Público Federal.
O nome Jean Carlos Rosario (sem o acento no “a” do Rosário) só aparece como jogador de basebol, de 2015, em Camuy (Porto Rico):
A própria Polyana desmentiu tudo
Em um vídeo gravado no seu perfil no Instagram, a lutadora explicou que não recebeu nada da Justiça e que ela se defendeu do assalto dentro da lei:
“Não recebi nada da Justiça. Realmente aconteceu aquele caso, da tentativa de assalto, que eu reagi, mas me defendi dentro da lei. Não recebi nenhum comunicado ainda. Estou treinando normalmente, muito focada. Queria esclarecer com vocês esse assunto, que é um pouco chato. É muito difícil vocês me verem aqui falando nessa seriedade toda. Tô sempre brincando, com molecagem, mas verdade ou não é um assunto muito sério”
O site que inventou essa fake news ainda “se enganou” ao informar o nome do assaltante. Conforme informado pelo site Sportv, o ladrão se chama Max Gadelha Barbosa e não “Max Gadelha Lopes” como noticiado pelo “O Congresso”. Aliás, para quem gosta de ver bandido se dando mal, no site do Sportv tem fotos do meliante ferido!
Para finalizar de vez o assunto, o nosso Código Penal não prevê um crime chamado “excesso de legítima defesa”.
Conclusão
A notícia afirmando que um promotor de justiça teria mandado prender a lutadora de MMA Polyana Viana por “excesso de legítima defesa” é falsa!