A Netflix liberou o acesso aos filmes da plataforma por causa do coronavírus?
É verdade que a Netflix liberou o acesso gratuito a todo o seu catálogo de filmes em virtude da pandemia de coronavírus?
A promoção surgiu na segunda quinzena de março de 2020 e se espalhou através de grupos do WhatsApp. De acordo com o texto compartilhado, a Netflix estaria liberando seu acervo de filmes através de um acesso gratuito a todos, mediante algumas simples perguntas. A promoção teria sido lançada, segundo o que foi disseminado, devido à grande epidemia do coronavírus no mundo todo, para ajudar a quem terá que ficar no isolamento.
Juntamente com o texto, o link leva o usuário para uma página com o símbolo da Netflix, onde algumas perguntas são feitas e o pedido de compartilhamento para 10 pessoas para que seja liberado o acesso.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
O primeiro passo que demos para averiguar se essa promoção é verdadeira ou falsa foi descobrir se o endereço do site pertence mesmo à Netflix. Uma ferramenta gratuita para isso é o Who Is, onde podemos notar que o nome do proprietário do domínio “netflix-usa.net” está oculto (para que ninguém descubra quem é o dono do site):
Veja a diferença ao buscar pelo endereço original da Netflix (netflix.com.br):
Apenas por aí, já poderíamos dar por encerradas as nossas investigações. No entanto, resolvemos procurar também no próprio site da Netflix se há alguma promoção em vigor. Encontramos um aviso feito pela empresa, explicando que não há no momento nenhum plano gratuito na Netflix.
O site fraudulento
Fizemos algumas análises no site que usa indevidamente o nome e o logotipo da Netflix e descobrimos que ele possui scripts que simulam comentários de usuários (todos satisfeitos), além de forçar o leitor a compartilhar a falsa promoção para mais 10 amigos para que, só então, o acesso gratuito seja liberado.
O perigo está quando se clica em “Ativar Conta”, o que faz o usuário cair em uma página de download de algum script malicioso, podendo causar danos em seu computador ou celular e/ou roubar dados pessoais.
Golpe requentado
Como já apuramos aqui no E-farsas em maio de 2017, essa não é a primeira vez que golpistas se aproveitam do nome da Netflix para enganar os mais desavisados. Na ocasião, o mesmo modus operandi foi usado para criar uma página parecida com a da Netflix. Só que a “promoção” na época “dava” um ano de Netflix de graça!
Conclusão
A promoção feita em nome da Netflix, que daria acesso gratuito ao acervo da empresa às pessoas que ficaram em confinamento devido ao coronavírus é falsa!