A OMS orientou a evitar sexo com animais como prevenção ao coronavírus?
De vez em quando é realmente bem difícil acreditar em algumas recomendações de segurança, principalmente quando se trata da saúde humana. Nesse sentido, está circulando nas redes sociais uma imagem atribuída a Organização Mundial da Saúde (OMS), onde eles teriam recomendado que as pessoas evitassem fazer sexo desprotegido com animais, de fazenda ou selvagens, como medida para evitar o novo coronavírus (2019-nCov).
Confira abaixo um exemplo:
Na última orientação é possível ler:
“Evitar fazer sexo desprotegido com animais de fazenda ou selvagens“
Entretanto, será que essa orientação é realmente verdadeira? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Falso! A imagem atribuída a OMS foi manipulada digitalmente, ou seja, foi adulterada! Originalmente, no lugar da palavra “sex” (“sexo” em inglês) havia a palavra “contact” (“contato” em inglês)!
Portanto, eis a orientação correta:
“Evitar contato desprotegido com animais de fazenda ou selvagens“
Cabe destacar, que a imagem original foi publicada através de um tuíte na conta oficial da OMS, no dia 27 de janeiro de 2020, mas vem sendo disseminada, de forma adulterada, num contexto predominantemente “satírico”.
De qualquer forma, não recomendamos que tal imagem adulterada seja compartilhada, visto que isso não agrega em absolutamente nada na divulgação correta de informações úteis sobre o novo coronavírus.
Outras Recomendações que Foram Mencionadas
Além de evitar o contato desprotegido com animais de fazenda ou selvagens, a OMS mencionou as seguintes orientações para reduzir o risco de infecção por coronavírus:
- Lavar frequentemente as mãos usando álcool gel ou sabão e água;
- Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou lenço de papel – jogar fora imediatamente o lenço de papel e lavar as mãos;
- Evitar o contato próximo com qualquer pessoa que tenha febre ou tosse;
- Cozinhar bem a carne e os ovos.
Conclusão
Falso! A imagem atribuída a OMS foi manipulada digitalmente, ou seja, foi adulterada! Originalmente, no lugar da palavra “sex” (“sexo” em inglês) havia a palavra “contact” (“contato” em inglês)! Portanto, a orientação correta era não ter contato desprotegido com animais de fazenda ou selvagens!