Conspirações
A Polícia Federal do Amazonas desenterrou 26 caixões cheios de pedras?
É verdade que a Polícia Federal desenterrou 26 caixões cheios de pedras e descobriu um esquema feito pela Esquerda para atacar o Governo Federal?
O vídeo voltou a circular em grupos do WhatsApp na segunda quinzena de julho de 2021 e mostra um grupo de pessoas em volta de um caixão que está sendo aberto, exibindo seu interior… com pedras!
O texto que acompanha as imagens afirma que a Polícia Federal do Amazonas teria descoberto que a Esquerda havia enterrado 26 caixões cheios de pedra para aumentar o número de mortes por COVID-19, com o objetivo de atacar a imagem do Governo Federal.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
O vídeo é real, mas não tem nenhuma relação com a COVID-19 e tampouco com o estado do Amazonas!
Fizemos uma busca no portal da Polícia Federal e não encontramos nada a respeito dessa suposta operação. Também não encontramos nada nos sites de jornais do estado do Amazonas ou de qualquer outro. Os únicos resultados são de sites que copiaram o mesmo texto compartilhado em grupos do WhatsApp.
Através de busca reversa de imagens, descobrimos que elas foram tiradas de um caso ocorrido em maio de 2017, na cidade paulista de São Carlos. Segundo investigações feitas pela Polícia Civil, pelo menos 4 pessoas estavam envolvidas num golpe de seguro de vida de cerca de R$ 1,4 milhão.
Como podemos ver também nessa outra reportagem feita pelo site São Carlos Agora, há apenas um caixão e não 26 como a corrente compartilhada no WhatsApp afirma.
Boato requentado
Essa não é a primeira vez que rumores sobre caixões enterrados vazios pra aumentar os casos de COVID-19 circulam pela web! Em abril de 2020, desmentimos aqui no E-farsas uma série de desinformação que estava sendo compartilhada nas redes sociais sobre supostos enterros falsos.
Conclusão
A notícia afirmando que a Polícia Federal do Amazonas desenterrou 26 caixões cheios de pedras é falsa! O vídeo usado na desinformação é de 2017, dois anos antes do início da pandemia do novo coronavírus!