A ponte no rio Araguaia foi interditada pelo governo Lula?
É verdade que a ponte sobre o rio Araguaia entre o Pará e Tocantins estava pronta, mas foi interditada depois pelo presidente Lula?
O vídeo se espalhou nas redes sociais na segunda quinzena de setembro de 2024 e mostra uma denúncia grave: o governo Lula teria mandado interditar a ponte sobre o rio Araguaia, ligando os municípios de São Geraldo do Araguaia, no Pará, e Xambioá, no Tocantins.
O homem que está gravando o vídeo em uma balsa reclama que a ponte já havia sido inaugurada, mas o atual governo a interditou, forçando as pessoas a continuarem usando as embarcações, mais caras e demoradas que a via construída na gestão anterior.
Será que isso é verdade?
@aparecidacarval572
Verdade ou mentira?
A primeira coisa que fizemos nesse caso foi tentar encontrar indícios no vídeo que determine onde ele foi gravado. Em determinado trecho, é exibida a inscrição da balsa: “127-001377-7”. Buscando esse dado no Google, chegamos a um site da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) em um termo de autorização de agosto de 2009. No documento, descobrimos que se trata de uma balsa que trafega no rio Araguaia, fazendo travessias diárias entre São Geraldo do Araguaia–PA e Xambioá–TO:
Buscando por “ponte sobre o rio Araguaia”, achamos algumas publicações a respeito da ponte mostrada no vídeo. Em todas as matérias há o seguinte detalhe: a ponte ainda não foi finalizada!
Resumo em vídeo
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
@efarsas O GOVERNO INTERDITOU A PONTE SOBRE O RIO ARAGUAIA? DESCUBRA AQUI! #FAKENEWS
Nessa reportagem da Agência Pará de Notícias, de agosto de 2024, é explicado que a construção da ponte está em fase final e deverá ser finalizada entre outubro e novembro.
Até julho de 2025, as obras complementares da ponte serão totalmente entregues, conforme previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A construção da ponte foi assinada em setembro de 2017, pelo então presidente Michel Temer, e foi orçada em R$ 233 milhões. Após ficar parada devido a problemas burocráticos, a obra foi retomada em junho de 2019.
Esse boato referente à interdição da ponte sobre o rio Araguaia já havia circulado em julho de 2023, quando sua construção estava 87% completa. As obras continuaram sem interrupções.
Conclusão
Não é verdade que o governo Lula interditou a ponte sobre o rio Araguaia, no Pará!