A seleção brasileira de futebol comemorou a vitória sobre o México imitando o choro do Quico?
É verdade que a seleção brasileira de futebol imitou o choro do personagem do seriado Chaves ao ganhar do time mexicano na Copa da Rússia?
As imagens começaram a se espalhar logo após o jogo do Brasil contra o México, nas oitavas de final da Copa do Mundo de futebol na Rússia, no dia 02 de julho de 2018.
De acordo com o texto que acompanha uma foto dos jogadores da seleção brasileira com um dos braços tapando o rosto, simulando o que parece ser um choro, essa teria sido uma provocação do Brasil em cima dos mexicanos. Uma clara imitação do choro do Quico, personagem da série mexicana Chaves!
Será que o menino Neymar e sua turma estava mesmo provocando os mexicanos imitando o choro do Quico?
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Apesar de muitos torcedores entenderem a comemoração como uma alusão ao famoso choro do Quico – personagem interpretado por Carlos Villagrán desde 1962 e estreado em 1971 no seriado Chaves – o gesto foi uma referência a um jogo de computador!
Na verdade, Neymar confirmou em entrevistas que ele e seus colegas Gabriel Jesus, Willian, Philippe Coutinho e Casemiro estavam imitando uma cena do jogo de computador Counter-Strike. No jogo online, quando algum adversário lança uma bomba que dispara uma forte luz (Flash bang), os demais jogadores tem que proteger o rosto de seus personagens com o braço para evitar a cegueira momentânea.
A própria assessoria de imprensa da CBF confirmou a relação da comemoração com o videogame.
Logo após a vitória do Brasil de 2 a 0 contra o México, o perfil do Counter Strike no Twitter interagiu com Neymar, que é um fã assumido do jogo de tiro:
https://twitter.com/csgo_dev/status/1013848676987355136?ref_src=twsrc%5Etfw
Conclusão
A comemoração de Neymar e sua turma durante o jogo contra o México foi uma referência ao jogo Counter-Strike!