Conspirações
A Suécia vai implantar chip na população para rastrear os vacinados?
É verdade que uma empresa sueca lançou um chip com o passaporte sanitário que será implantado à força na população?
A notícia surgiu nas redes sociais e em diversos sites e blogs no final de dezembro de 2021, e afirma que uma empresa da Suécia teria criado um pequeno dispositivo que será implantado sob a pele do povo daquele país.
O tal aparelho, um microchip – segundo o que se espalhou – conteria dados sobre a vacinação do indivíduo e seria implantado sob a pele, funcionando como um passaporte sanitário e, ao mesmo tempo, uma forma de controle do governo sueco sobre o seu povo.
Alguns sites noticiaram que a implantação forçada do tal chip seria uma confirmação de algumas previsões da Bíblia, misturando religião com vacinação e previsões do fim-do-mundo.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Apesar de muita gente compartilhar o assunto, não há nada com que se preocupar. A história não é bem assim.
O que é real:
- Uma empresa sueca noticiou que está trabalhando num chip subcutâneo;
- Esse chip pode guardar diversos tipos de dados;
O que não é verdade:
- O governo sueco não obrigou o implante do tal chip;
- Esse chip não é rastreável;
No dia 23 de dezembro de 2021, a DSruptive – empresa fabricante do microchip subcutâneo – publicou uma nota explicando que não vende ou projeta implantes especificamente para certificados sobre vacinação.
De acordo com a nota, os implantes podem ser usados para muitas coisas e que o o usuário pode adicionar qualquer informação que desejar no seu dispositivo.
A empresa também explicou que seus implantes são passivos (não possuem bateria) e que não podem transmitir informações de forma independente.
Ou seja, não há como rastrear alguém que esteja usando esse tipo de microchip.
Em entrevista à agência de notícias AFP, Hannes Sjoblad, diretor administrativo da Dsruptive Subdermals, disse que ele mesmo tem um desses dispositivos sob sua pele e que guarda dados sobre sua carteira de vacinação:
“Tenho um implante de chip em meu braço e programei o chip para ter meu passaporte COVID no chip, e o motivo é que sempre quero tê-lo acessível”
Apesar da apresentação do passaporte da vacina ser obrigatória em vários locais na Suécia, não encontramos nenhuma nota do governo sueco a respeito de uma possível obrigatoriedade da implantação de um chip sob a pele com dados relacionados à vacinação.
Conclusão
O governo sueco não obrigou o implante de um chip sob a pele com dados relacionados à vacinação. Os chips subcutâneos não são novidade e esse é apenas mais um que ganhou notoriedade na mídia.