A torre Gyro Drop localizada em um parque de diversões oriental existe mesmo?
Será que o vídeo mostrando uma torre chamada Gyro Drop, que aumenta de tamanho e gira suas cadeiras no ar, é verdadeiro ou falso?
O vídeo surgiu nas redes sociais e em diversos sites e blogs na segunda semana de junho de 2019 e mostra o que parece ser a maior torre de queda livre do mundo: A Gyro Drop aumenta de tamanho e solta e gira suas cadeiras no ar antes de fazer seus ocupantes caírem de uma grande altura!
Será que esse vídeo é verdadeiro ou falso?
https://twitter.com/andregraziano/status/1139279545297768459?s=19
Verdade ou mentira?
Fizemos uma busca pelo nome da atração, visível no corpo do brinquedo, e descobrimos que a Gyro Drop existe mesmo, mas não é tão radical como mostrado no vídeo (apesar do original ser bem bacana, hein?).
A atração fica no parque Lotte Park, um dos maiores parques temáticos do mundo, que fica localizado em Seul, na Coreia do Sul. A Gyro Drop é uma torre de 70 metros de altura e, ao chegarem no topo, os participantes “caem” a uma velocidade de cerca de 100 quilômetros por hora!
Um detalhe que torna a experiência ainda mais interessante é que os “passageiros” podem usar óculos de realidade virtual onde são exibidos vídeos que dão a sensação de quedas em outros ambientes.
Abaixo, podemos ver um vídeo da torre em funcionamento:
https://twitter.com/Ur_Usual_Bomber/status/1139333725114814464
No YouTube podemos ver outros diversos vídeos da atração:
E esse, de 2006:
O vídeo que se espalhou nas redes sociais é uma montagem?
Sim! O filminho que teve milhões de visualizações nas redes sociais é uma montagem feita com a ajuda de computação gráfica e que muita gente está atribuindo ao artista digital alemão Till Nowak, autor e diretor do curta-metragem The Centrifuge Brain Project, de 2011. No filme, Till mescla cenas reais de parques de diversão com computação gráfica para criar atrações que desafiam as leis da física:
No entanto, o próprio Lotte Park publicou o vídeo nas suas contas do Instagram e do Facebook, o que pode significar que trata-se de uma jogada de marketing da própria empresa:
Conclusão
O vídeo mostrando uma torre que aumenta de tamanho e solta suas cadeiras no ar antes de cair é falso! Tudo indica que o próprio parque tenha criado uma campanha de marketing para divulgar suas atrações!