Falso
A verdade sobre o milagre da pedra flutuante da Arábia Saudita!
Foto mostra uma enorme pedra que flutua todo ano em abril depois de ocorrer um milagre na Arábia Saudita. Mas será que a imagem é verdadeira ou falsa?
A fotografia circula pela web desde 2010 e, desde então, sempre volta a aparecer em vários blogs, sites e redes sociais. Nela podemos ver uma enorme rocha flutuando 11 centímetros acima do chão.
De acordo com algumas das versões que acompanham a imagem, em 1989 um criminoso havia se escondido atrás dessa pedra e ela (como por milagre) se levantou do solo, deixando à mostra os pés do fugitivo – que foi encontrado e morto ali mesmo.
A partir desse dia, segundo o que diz o texto, o tal fenômeno da levitação ocorre vez por ano, sempre no mês de abril e é a prova de que milagres existem.
Em outra versão que aparece na internet, a tal pedra milagrosa está localizada em Jerusalém!
Olha aí a foto abaixo e descubra se ela é verdadeira ou farsa:
Verdadeira ou farsa?
A foto é falsa! A parte de baixo da rocha foi adulterada digitalmente.
A enorme rocha fica localizada em Al-Ahsa (a leste da Arábia Saudita) e está, na verdade, apoiada em três pedras menores que deixam o rochedo acima do chão, como podemos ver na imagem abaixo:
Fenômeno causado pela erosão
Apesar de não encontrarmos a foto original usada na montagem, achamos alguns blogs que mostram outras imagens da mesma pedra de diversos ângulos. Um exemplo pode ser visto no álbum do usuário do Flickr Ageel Al-Shayeb.
A seguir, dois vídeos mostrando a “pedra flutuante”:
Esse, feito com imagens em 360°:
Conclusão
Foto alterada! Não há nenhum milagre na imagem. De qualquer maneira, é muito curiosa a formação rochosa…