Animais
A volta dos genpets, animais vendidos em embalagens de brinquedo!
Volta a circular, dessa vez pelo Facebook, a história do genpet, um animal com DNA modificado que está sendo vendido em embalagem como se fosse um brinquedo. Será que isso é verdadeiro ou farsa?
Em junho de 2012, essa notícia voltou a circular pela web! De acordo com o texto, já está em fase de testes desde 2004 e à venda nas lojas de brinquedos um novo tipo de animal com o DNA manipulado. Os genpets – como estão sendo chamados – estariam nas prateleiras em estado de hibernação, dentro de embalagens com um monitor cardíaco de baixo custo – que verifica se os bichinhos estão aptos a serem vendidos.
A notícia ainda diz que os brinquedos permanecem vivos dentro das embalagens e à espera de serem comprados graças a um nutriente – que é inserido no animal por um tubo. Tal embalagem funcionaria como um útero artificial, que mantém os genpets vivos por vários anos nas gôndolas das lojas.
Há até alguns vídeos sobre os genpets no Youtube:
[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”http://www.youtube.com/embed/BB17Xzu4EPc” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Será que esses bichinhos existem mesmo, ou tudo não passa de mais uma farsa da web?
Apesar de a notícia parecer bem real e dividir opiniões, é tudo mentira!
Surgida em 2006, a história dos genpets faz parte de uma obra de arte criada pelo artista plástico Adam Brandejs.
Criador e criaturas
Em seu site, Adam explica que os genpets foram feitos a partir do zero, manualmente. Ele também diz que não é contra a bioengenharia, é apenas hesitante para onde, como e por quem a tecnologia será usada. Brandejs espera que sua arte tenha conseguido resumir isso.
O artista criou os bonecos usando plástico, borracha, espuma, papel, um vasto conhecimento de robótica e software de computador (sim, os bichinhos se mexem dentro das embalagens!). Adam produziu 19 peças e vendeu como peças de arte por U$ 1,000.00 em média cada um dos seus genpets.
A mostra com os genpets foi exibida em galerias de arte não só em Toronto, no Canadá, como em várias outras partes do mundo. Fazendo bastante sucesso e/ou causando polêmica! Afinal, muita gente protestou contra a possível venda do produto, acreditando se tratar de um animal vivo.
[iframe: src=”http://player.vimeo.com/video/6487586″ width=”500″ height=”281″ frameborder=”0″ webkitAllowFullScreen mozallowfullscreen allowFullScreen]
Outras criações de Brandejs
Em seu portfólio, o canadense Adam exibe seus outros projetos como o tênis de carne…
[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”http://www.youtube.com/embed/lDl83xhqaqM” frameborder=”0″ allowfullscreen]
… ou a bota de chiclete:
Conclusão
Os genpets não existem! São, na verdade, parte de uma obra de arte de um artista canadense. Foram criadas em 2005 e estão de volta em 2012.
Sites citados