Adolescente ainda virgem teria engravidado ao tomar uma vacina! Será verdade?
Será que a notícia de uma jovem paraense que teria engravidado mesmo sendo virgem após tomar a vacina contra a febre amarela é verdadeira ou falsa?
O caso se espalhou através das redes sociais na primeira semana de junho de 2018 e deixou muita gente preocupada. De acordo com a reportagem, uma adolescente de 16 anos, ainda virgem (segundo ela) e moradora em Marabá (PA), teria afirmado que ficou grávida após ter tomado uma vacina contra Febre Amarela!
Preocupados com a situação, a família da adolescente a levou ao médico, que fez exames e confirmou a gravidez.
A notícia ainda afirma que o noivo da moça negou ter relações sexuais com ela, o que tornou o caso ainda mais enigmático…
Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?
Verdade ou farsa?
No dia 05 de junho de 2018, o site GShowPlay – já bastante conhecido aqui no E-farsas por inventar e espalhar várias fakes news – publicou a notícia da moça que teria engravidado após tomar a vacina contra a Febre Amarela. Após a publicação, vários outros sites começaram a copiar o texto na íntegra, o que ajudou a espalhar ainda mais essa história.
Não há nenhuma menção a respeito dessa história em nenhum jornal de grande circulação e tampouco nos jornais locais (apenas em sites que copiaram o mesmo texto).
Não há nenhum dado que comprove o fato, nenhum nome dos envolvidos foi citado. A garota, como adolescente, deveria ter seu nome omitido (apesar do rosto dela estar exposto), mas e os demais?
A foto usada na “notícia”
A imagem que ilustra essa história nada tem a ver com uma jovem do Pará. Uma busca pela origem da foto e podemos ver que ela foi tirada de um frame de um filme caseiro de sexo:
Inspiração
Quem inventou essa fake news pode ter se inspirado em outra notícia igualmente falsa que se espalhou quase que simultaneamente a essa. Na outra versão, uma estudante de 14 anos teria engravidado depois de uma vacina contra a gripe:
Só que o texto dessa versão é uma tradução de uma piada publicada em setembro de 2015 no site humorístico de língua inglesa World News Daily Report. No artigo satírico, o caso teria ocorrido no Texas.
Mesmo deixando bem claro que se trata de brincadeira, as “notícias” do World News Daily Report acabam sendo compartilhadas e traduzidas e muita gente acaba repassando como se fossem verdadeiras.
Conclusão
A notícia afirmando que uma adolescente teria engravidado só por tomar uma vacina é falsa!