Adolescente invade campo com um cartaz pró-Palestina e é atacado por seguranças! Será verdade?
Manifestante teria sido agredido por seguranças após invadir jogo de futebol com um cartaz a favor da Palestina, mas teria sido salvo pelos torcedores. Será que essa história é verdadeira ou falsa?
O vídeo de apenas 55 segundos ganhou força em compartilhamentos nas redes sociais na segunda semana de junho de 2024, e mostra um rapaz correndo com um cartaz em um campo de futebol. Após ser alcançado por seguranças, vê que dezenas de torcedores se aproximam dele, numa tentativa de salvá-lo do linchamento.
O texto que acompanha as imagens afirma que jovem estaria fazendo um protesto a favor da Palestina e que teria apanhado por causa disso.
Em apenas uma das publicações feitas no Twitter, o vídeo foi visto quase 500 mil vezes após poucas horas de publicação, mas será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
O vídeo é real, mas as imagens foram gravadas em outra situação!
O flagrante foi filmado em 2004, durante uma partida amistosa entre o time português Benfica contra uma equipe da terceira divisão suíça de futebol. O vídeo em questão foi publicado no YouTube em setembro de 2008, e mostra um trecho maior da confusão (o detalhe é que não há nenhuma menção à Palestina).
Disputado na Suíça, o jogo contou com um público composto, em sua maioria, por emigrantes portugueses e a invasão ocorreu nos últimos minutos do jogo, quando um homem começou a correr pelo gramado segurando uma faixa com dizeres de apoio ao árbitro (que também era português). Quando os seguranças começaram a bater no invasor, os foram descendo das arquibancadas para salvar o compatriota.
Um telejornal português resumiu o caso em uma reportagem, republicada no YouTube em 2009 e que você pode assistir aqui!
A afirmação de que se trata de um manifestante pró-Palestina também foi desmentida pela agência de checagem árabe Misbar.
Conclusão
O vídeo que mostra um homem sendo espancado por seguranças ao invadir um campo de futebol segurando um cartaz foi filmado na Suíça em 2004 e não tem nenhuma relação com a Palestina! O rapaz, português, estava com uma placa com palavras de apoio ao árbitro!