Connect with us

E-farsas

Afinal, a URSAL existe mesmo?

Afinal, a URSAL existe mesmo?

Afinal, a URSAL existe mesmo?

Sigla URSAL, mencionada no primeiro debate dos presidenciáveis na TV em 2018, designaria a União das Repúblicas Socialistas da América Latina, mas será que isso existe mesmo?

No dia 9 de agosto de 2018, o termo ficou conhecido do grande público, durante o primeiro debate com candidatos da eleição presidencial de 2018.

No decorrer do debate transmitido ao vivo pela TV Band, o candidato à Presidência Cabo Daciolo mencionou a existência de um plano chamado União das Repúblicas Socialistas da América Latina (URSAL) em uma pergunta feita o seu rival Ciro Gomes.

Daciolo afirmou ainda que Ciro Gomes foi um dos fundadores do Foro de São Paulo e que essa organização estaria planejando unificar a América Latina!

O termo URSAL foi um dos assuntos mais comentados nos dias seguintes nas redes sociais, deixando muita gente em dúvida: Será que a URSAL existe mesmo?

Estaria o Foro de São Paulo planejando transformar toda a américa latina (incluindo o Brasil) em um único país?

Será que a URSAL existe mesmo? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Uma busca pelo termo na Wikipédia e nos deparamos com o verbete “URSAL” com uma advertência, um alerta explicando que o artigo foi proposto para ser eliminado por consenso:

Para quem não sabe, um pedido de eliminação por consenso é solicitado pelos mantenedores do Wikipédia quando se deparam com um verbete que não possui dados que confirmem a sua veracidade. Uma votação é feita para se decidir entre a eliminação ou a preservação da página em questão.

Esses dados já levantam a primeira bandeira vermelha a respeito do assunto, mas… prossigamos com as pesquisas.

Procurando pelas origens dessa história, descobrimos que tudo começou com uma “brincadeira” feita em um artigo assinado pela ex-professora da Universidade Estadual de Londrina, a socióloga Maria Lucia Victor Barbosa, em 2001.

socióloga Maria Lucia Victor Barbosa (foto: reprodução/Facebook)

Em entrevista à Folha de São Paulo, a socióloga disse que inventou a sigla como uma ironia, em referência ao encontro do Foro de São Paulo ocorrido em Havana naquele ano.

No artigo publicado na internet no dia 9 de dezembro de 2001, intitulado “Os Companheiros”, a então professora escreveu:

“[…]Mas qual seria, me pergunto, essa tal integração no modelo Castro-Chávez-Lula? Quem sabe, a criação da União das Republiquetas Socialistas da América Latina (URSAL)?”

O texto foi publicado em vários sites na ocasião, inclusive no do filósofo Olavo de Carvalho.

A partir de então, várias teorias foram criadas em cima do tema, que já tem até site: O Dossiê Ursal foi criado em 2015, mas o termo “URSAL” só teve um pico de interesse nas buscas – segundo o Google – no dia 09 de agosto de 2018 (dia do debate entre os presidenciáveis na Band):

Abaixo, resultado das buscas desde 2004:

Pelo que mostram os dados do Google, parece que ninguém se interessava pela unificação da América Latina até o Cabo Daciolo desenterrar essa pérola!

Foro de São Paulo

Segundo o próprio grupo, o Foro de São Paulo é uma organização que:

“visa aprofundar o debate e procurar avançar com propostas de unidade de ação consensuais na luta anti-imperialista e popular, promover intercâmbios especializados em torno dos problemas econômicos, políticos, sociais e culturais que a esquerda continental enfrenta”.

Criada em 1990, conta com a participação de 111 partidos políticos e organizações de esquerda da América Latina (países participantes: Cuba, Equador, Nicarágua, Paraguai, República Dominicana, Uruguai,Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Venezuela, El Salvador, Guatemala e o Haiti).

Sem uma sede fixa, o FSP é uma conferência de partidos políticos que se reúne a cada um ou dois anos, em diferentes países latino-americanos.

Ciro Gomes foi um dos fundadores do Foro de São Paulo?

Segundo o candidato à Presidência Ciro Gomes, o propósito do Foro de São Paulo era o de “reunir aquilo que estava fora do poder, no meio das ditaduras da América Latina, como oposição à esquerda“!

Na ocasião, a ideia lhe parecia boa, argumenta Ciro, que participou de duas reuniões, mas (segundo ele) a troca de ideias soou “sem fundamento”:

“Por isso, o Foro de São Paulo ‘mofou’!, disse o político.

Em outro vídeo, o ex-governador do Ceará criticou duramente o FSP, chamando o Foro de São Paulo de “ajuntamento de múmias“:

Essa matéria do HuffPost lembra que, em uma entrevista de 2007 dada ao programa Provocações, o ex-ministro José Dirceu explicou que Ciro Gomes foi um dos participantes do foro, mas não encontramos nada que comprove que o ex-governador tenha sido um dos fundadores!

Conclusão

A URSAL nasceu de uma ironia feita em um artigo de uma socióloga, feito em 2001.

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top