Acidentes
Águia tenta capturar um bebê no parque! Verdadeiro ou falso?
Vídeo incrível mostra o exato momento em que uma águia tenta roubar um bebê que estava brincando em um parque de Montreal.
No dia 18 de dezembro de 2012, mais um filme fez enorme sucesso no YouTube. Nele podemos ver o que parece ser uma águia tentando levar um neném que estava ali distraído, em um parque em Montreal, no Canadá.
O pássaro chega a levar a criança por alguns metros, mas solta a sua presa pouco tempo depois, deixando o “sortudo” humanozinho rolar no chão.
O sucesso foi tanto que o vídeo foi visto mais de 7 milhões de vezes em menos de 48 horas!
E então, será que essa história é real?
Dá uma olhada na cena e veja o que descobrimos:
[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”http://www.youtube.com/embed/CE0Q904gtMI” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Verdadeiro ou falso?
O filme é bem feito, mas algumas falhas nas sombras e iluminação denunciam a farsa. Note nessa análise abaixo (com um zoom do momento do “ataque”) podemos ver que a cena foi forjada com a ajuda de computação gráfica:
[iframe: width=”560″ height=”315″ src=”http://www.youtube.com/embed/GjOljUMc-Nc” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Ou aqui:
[iframe: width=”560″ height=”315″ src=”http://www.youtube.com/embed/2TkEjcMMLqE” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Em certos trechos do filme, uma das asas da águia simplesmente desaparece. É coisa rápida, de apenas alguns frames, mas verificando quadro a quadro notam-se alguns momentos em que faltam pedaços animal.
Os autores do vídeo falso
O vídeo foi produzido por três alunos de um curso de Animação 3D e Design Digital da escola NAD Centre, no Canadá. Normand Archambault, Loïc Mireault e Félix Marquis-Poulin, os criadores do filme explicaram no blog da instituição que a águia e o garoto foram criados em animação 3D e integrados ao filme com a ajuda de computadores depois, na edição.
Já mostramos aqui no E-farsas outro vídeo feito por alunos desse mesmo curso. Em março de 2012, publicamos a verdade por trás do suposto novo tipo de autorama que usaria a levitação quântica para impulsionar os carrinhos. Na verdade, o comercial do produto foi inventado e criado em computação gráfica por alunos da NAD Centre.
Lenda antiga
Um artigo, publicado em dezembro de 1869 no jornal The Star – na Nova Zelândia, conta a historia de uma criança que teria sido capturada por uma águia. Como não há nenhum caso comprovado de ataques desse tipo, é difícil de saber se essa notícia é verdadeira. Ainda mais, depois de tantos anos!
Conclusão
Vídeo falso! Tudo não passou de um trabalho feito por alunos de uma escola de arte digital do Canadá.