Correntes
Ajuda na web para menina desaparecida é real?
O pedido de ajuda, acompanhado de uma foto de uma menina chorando, preocupou os usuários das redes sociais, mas será que isso é real?
No dia 29 de junho de 2015, a foto abaixo – que mostra uma garota chorando – começou a espalhar através das redes sociais. Junto com a imagem, um pedido de ajuda para que fossem encontrados os pais da criança que estaria perdida.
Um dos alertas disseminados pelo WhatsApp dizia:
“Urgente! Passe para outros grupos. Ela está na casa de uma amiga perdida e disse que o nome do pai é Lourival. Essa criança está perdida aqui na Rua Santo Antônio. Por favor, compartilhe! Ela não sabe dizer onde mora e nem o nome dos seus familiares”.
Será que essa história é verdadeira mesmo? Devemos ajudar essa criança a encontrar seus pais?
Verdadeiro ou falso?
A notícia se espalhou rapidamente gerando inúmeros comentários no Facebook e no Twiiter e, é claro, várias versões do assunto começaram a surgir. Em algumas versões, a tal garota teria sido encontrada por policiais na Bahia, em outras versões a menina foi achada em Cuiabá (MT), em Primavera do Leste (MT) ou em Campo Grande (MS).
O fato é que a pequena Luana, de 6 anos de idade, havia mesmo se perdido dos seus pais no dia 28 de junho de 2015, segundo policiais do 16º Batalhão da Polícia Militar de Chapadinha, no estado do Maranhão.
O site Minuto Mais e o blog maranhense Carlos Barroso confirmam que, de acordo com a Polícia Militar, a menina se perdeu e foi encontrada por moradores da Rua Santo Antônio, no município de Trizidela do Vale – no Maranhão, que acionaram a polícia. Poucas horas depois, a avó e o tio da garota foram localizados e ela foi entregue à família.
O problema é que agora, mesmo após a menina já estar em casa e com a família, a fotografia da criança virou mais um rumor da web. É bem provável que ainda veremos novamente essa mesma imagem sendo compartilhada como se fosse recente nos próximos meses…
Conclusão
A menina que aparece chorando na foto que se espalhou na web se perdeu da família no Maranhão, mas os seus familiares foram localizados poucas horas depois. A pequena Luana não está mais perdida, parem de compartilhar o alerta!