Conspirações
Alerta de golpe militar no Brasil circula pelo WhatsApp!
Áudio que se espalhou pelo WhatsApp avisa a todos que o Brasil está prestes a sofrer um golpe militar! Mas será que isso é verdade mesmo?
No começo de março de 2014, um alerta em áudio começou a ser compartilhado através do WhatsApp e deixou muita gente preocupada. No alerta, um sargento aconselha a todos que não saiam de suas casas nas próximas horas, pois há fortes indícios de um Golpe de Estado se instalando no país!
Será que essa história é real?
Verdadeiro ou falso?
Apesar do áudio estar causando preocupação em muitos, tudo não passa de mais um boato da web. Não há nenhuma prova de que esses alertas sejam reais!
Os áudios (são várias versões do mesmo boato, com diferentes vozes. Alguns são anônimos!) não citam fontes e tampouco dão alguma prova daquilo que estão falando. Como alguns se apresentam como sargentos, muitas pessoas acabam acreditando sem questionar.
Além disso, misturam um monte de frases que se contradizem (como um dos “sargentos” que diz que o Brasil sofrerá um “golpe de esquerda” e também um “golpe de direita”. Alguém pode explicar o que isso significa?).
Boato recorrente
Essa não é a primeira vez que áudios sobre um possível golpe militar circulam no Brasil. O vídeo abaixo, por exemplo, foi publicado no YouTube em fevereiro de 2015 e é uma conversa que teria “vazado” entre os militares sobre uma intervenção militar prestes a acontecer (mas que não aconteceu ainda):
[iframe: width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/YYe379YpDZo” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Além desses, outros boatos já circulavam em 2013 dizendo que o Brasil seria comandado “em breve” pelos militares. Em junho de 2013, o blog Nerd Pai já explicava que um novo Golpe Militar seria quase impossível de acontecer aqui no nosso país.
Outros blogs espalharam o boato sobre o Golpe iminente em 2013 (que não aconteceu).
Igualmente falso era o texto afirmando que, caso o PT fosse reeleito para a Presidência da República, os 38 Generais iriam se juntar para tomar o país!
Em janeiro de 2014, o site Folha Política publicou um artigo de uma entrevista dada por um General que afirmava que o Brasil estava prestes a sofrer um Golpe de Estado. Parece que alguém estava enganado nessa também!
Diante a onda de boatos, os três Chefes das Forças Armadas do Brasil responderam à imprensa, onde disseram que não há nenhuma verdade nessa história de Golpe Militar.
Aí, muita gente diz: “Ah! Mas se eles fossem tomar o poder mesmo, é lógico que não iam falar, né?”
É nesse ponto que queremos chegar. Um Golpe de Estado, para ser bem-sucedido, precisa ser planejado em segredo (como aconteceu em 1964). E se corre em segredo, como é que esse pessoal que espalha esses alertas pelo WhatsApp saberiam dessas informações?
Em setembro de 2014, por exemplo, um documento “oficial” do Quartel General de Brasília começou a ser compartilhado nas redes sociais falando sobre uma intervenção militar que ocorreria uma semana depois. É claro que não houve nenhum Golpe de Estado na ocasião e o texto (cheio de erros de português) se provou ser uma farsa!
Impeachment de Dilma é improvável
A correspondente Alessandra Corrêa, publicou o resultado de uma consulta a rede BBC fez com vários cientistas políticos sobre as reais chances da atual presidente do Brasil sofrer um impeachment e tudo indica que as chances dela deixar o cargo antes do término do mandato são nulas, pois – dentre outros motivos – ainda não há nenhuma evidência de envolvimento de Dilma nos escândalos da Petrobrás e, além disso, o PT tem o apoio do Congresso Nacional, o que dificulta a possibilidade de impeachment.
Resumindo essa história, quem inventa esses boatos se apoia em uma série de falácias como, por exemplo, o apelo à autoridade (quem faz essas afirmações sempre tenta se passar por alguém que possui alta patente militar, para tentar dar mais credibilidade ao assunto). Alem disso, esses boateiros nunca dão informações verificáveis como, por exemplo, alguma fonte confiável (é sempre na base do “ouvi falar”).
Conclusão
Não há (por enquanto) nenhum Golpe de Estado em andamento no país. Se estivermos a beira de uma intervenção militar, acredite, seremos os últimos a saber!