Alimentos com o selo do sapinho contém insetos, grafite e grafeno?
Publicações acusam o empresário Bill Gates de produzir alimentos a base de insetos com grafite e grafeno com o objetivo de reduzir a população! Será verdade?
Vídeos e textos com acusações começaram a se espalhar nas redes sociais na segunda quinzena de agosto de 2024 e afirmam que as empresas do milionário norte-americano Bill Gates estariam fabricando alimentos a base de insetos, e contaminados com grafite e grafeno. Venenos que ajudaria a dar prosseguimento de um “plano global” da redução populacional.
O alerta também explica que o selo com o desenho de um sapo denuncia esse tipo de produto, que deve ser evitado a todo custo!
Será que isso é verdade?
Verdade ou mentira?
O selo do “sapinho” existe mesmo e está estampado em diversos produtos alimentícios em várias partes do mundo, mas ele não tem nenhuma relação com Bill Gates, redução da população, grafeno…
Esse selo, na verdade, indica que o produto faz parte do Programa de Certificação Rainforest Alliance, organização não governamental presente em mais de 70 países cuja missão é:
“criar um mundo mais sustentável usando forças sociais e de mercado para proteger a natureza e melhorar a vida dos agricultores e comunidades florestais”
O certificado indica que o produto foi produzido de forma sustentável, causando o mínimo impacto na natureza e garantindo condições de trabalho decentes e seguras.
A ONG, fundada em 1987, explica que a rã foi escolhida pela organização como um símbolo sustentabilidade, pois ele é um indicador de que o bioma onde ele se encontra está saudável.
Não encontramos nada que comprove que o milionário Bill Gates seja o dono da Rainforest Alliance. Uma investigação feita pela agência internacional Delfi encontrou uma única doação feita pela Fundação Bill e Melinda Gates, em 2007, no valor de U$ 5,3 milhões para o desenvolvimento da agricultura no continente africano. Fora isso, nenhuma outra ligação entre Gates e a ONG.
Resumo em vídeo
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
@efarsas A verdade sobre o selo do sapinho presente nos alimentos! fakenews billgates rainforest
Conclusão
Não é verdade que o selo do sapinho indica que produtos alimentícios estão sendo fabricados por Bill Gates e contaminados para diminuir a população mundial!