Connect with us

E-farsas

Aranha Camelo – A mais perigosa aranha do mundo!

Animais

Aranha Camelo – A mais perigosa aranha do mundo!

Esta é a foto da ‘doce’ ‘Aranha Camelo’ fotografada pelas tropas americanas no Iraque. Dizem que elas são enormes e correm mais de 20Km/h!

Essa foto está circulando pela rede desde o começo de 2004, porém, temos indícios para acreditar que ela pode ter sido tirada muito antes e em outro lugar.

A fotografia, ao que tudo indica, não é fruto de manipulação digital. Pelas sombras e luzes podemos perceber que ela não foi forjada. A foto foi tirada bem próxima à aranha para que ela pareça maior. Na realidade, esse bicho tem em média 10 cm. Veja o quadro abaixo:

Colocamos duas tiras do mesmo tamanho em cima da fotografia. Podemos perceber que a aranha é um pouco menor do que o punho do uniforme do oficial.

A fotografia que mostra duas aranhas “engatadas” vem com essa história que têm fortes indícios para não ser verdadeira.

Procurando pela Rede, descobrimos no site Nature Blog e no da Universidade de Washington que a Aranha Camelo é também conhecida como Scorpion Sun ou Spider Sun. Ela na verdade é uma “prima” da aranha, pois também pertence à classe da Arachnida e, só pra quem gosta de nomes complicados, o nome científico dela é Eremobates gladiolus. Ela é uma criatura noturna e se alimenta de escorpiões, aranhas menores e – de vez em quando – pequenos roedores. Conforme afirmam especialistas do site Frgnews, as Aranhas Camelo não são venenosas e não causam nenhum mal aos humanos. Especialistas já conhecem cerca de 37.000 espécies mas há indícios de que existam ainda 40.000 a serem descobertas.

Veja alguns dos mitos que conseguimos desvendar, pesquisando nesses e em outros sites especializados nesses bichinhos:

A Aranha Camelo é a maior do mundo? – Falso! A maior aranha do mundo é a Theraphosa blondi, conhecida por lá como “Goliath” ou “Bird-eating Spider” (Segundo o nosso colaborador Hes Vital, o nome popular da maior aranha do mundo é Tarântula Gigante.)

De acordo com site Guia dos Curiosos, de todas as espécies conhecidas, as que têm veneno nocivo ao ser humano pertencem ao gênero Latrodectus, Loxosceles e Phoneutria – encontrados no Brasil -, além das espécies Atrax. As Latrodectus são as temidas “Viúvas-negras”; as Loxosceles são chamadas de “arranhas-marrons” e as do gênero Phoneutria são conhecidas como “aranhas-armadeiras”. A maior espécie viva é Theraphosa blondi, uma aranha-caranguejeira que, esticada, chega aos 26 cm de comprimento. Ela vive nas Guianas e nos estados do Amazonas, Amapá e Pará. Predadoras, todas se alimentam de insetos.

A Aranha Camelo é a mais feroz do mundo? – Mentira! As mais vorazes que existem são as Aranhas de Teia em Funil.

A Aranha Camelo injeta “Novacaina” nas suas vítimas para devora-las? – Falso! Na página da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas podemos ler sobre a história da anestesia no mundo. Lá descobrimos que a Novacaína foi sintetizada pela primeira vez em 1905 por Alfred Einhorn, ou seja, a Novacaína é artificial e é usada, principalmente por dentistas – que antes utilizavam anestésico à base de cocaína. Não foi encontrada nenhuma evidência de “fabrica” de veneno em nenhuma parte do corpo da Eremobates.

 

A Aranha Camelo tem esse nome porque come os intestinos dos camelos? Falso! Ela é chamada assim porque, assim como os camelos, ela também vivem bem em regiões áridas. Diz a lenda que ela usa o pêlo dos camelos para fazer seus ninhos. Mas isso não temos certeza! – O nosso colaborador, Airon Luis Pereira, diz que o escorpião-do-vento (outro nome popular da arannha da foto) é conhecido como aranha-camelo no norte da África e no Oriente Médio devido à corcunda que apresenta, assim sendo também chamada em inglês de camel spider.

Essa foto pode ter sido tirada no Iraque? Provavelmente não! David Emery – o maior colecionador de lendas urbanas do mundo – diz em seu site que essa aranha é encontrada em regiões áridas – incluindo à sudoeste dos Estados Unidos! – a fotografia pode pode ter sido feita durante a Guerra do Golfo, em 1991, e “relançada” agora. Segundo uma reportagem publicada pela revista National Geographic, esses bichinhos são conhecidos dos militares desde a Primeira Guerra Mundial, onde soldados posicionados no Egito, os capturavam e os faziam lutar, inclusive apostando nos resultados.

 

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Animais

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top