Arnaldo Jabor elogiou o Bolsonaro e disse que ele é um cara sem etiqueta?
Será que o texto atribuído ao cineasta e jornalista Arnaldo Jabor elogiando a personalidade do presidente Jair Bolsonaro é dele mesmo?
O texto se espalhou através de grupos do WhatsApp no final de março de 2020 e é atribuído ao jornalista Arnaldo Jabor. Segundo o autor, Jair Bolsonaro é um tipo de “cara sem etiqueta”, mas que a gente passa a gostar quando “vê o lixo de gente que não gosta dele”!
Será que esse texto foi mesmo escrito por Arnaldo Jabor?
Verdade ou mentira?
Fizemos buscas nos canais do jornalista e não encontramos nada referente ao texto compartilhado em seu nome:
- Ele escrevia uma coluna no jornal Estadão, mas sua última publicação lá foi feita em 2017;
- Também não há nada referente na sua coluna do jornal O Globo;
- Nada no seu perfil do Twitter;
- E, igualmente, nada também no site oficial do cineasta;
Boato requentado
É bom lembrar que essa não foi a primeira vez que o jornalista foi alvo de um boato desse tipo. Em 2018, Arnaldo Jabor gravou um vídeo explicando que um texto apoiando a candidatura de Jair Bolsonaro supostamente escrito por ele não era de sua autoria. Ele também disse em vídeo que nunca votaria no Bolsonaro para a Presidência e nem no seu então candidato a vice, Mourão:
Origem
É muito difícil de se descobrir a origem de um texto apócrifo, mas mesmo assim, após algumas pesquisas, encontramos o primeiro site que publicou esses elogios ao presidente. No dia 25 de março de 2020, o colunista do site O Jiló Emerson Celestino publicou um texto chamado “Quem É Bolsonaro”, elogiando o presidente.
Apesar do texto estar assinado por Emerson Celestino em 25 de março de 2020, encontramos publicações semelhantes a essa no Facebook datadas de 19 de março (uma semana antes).
Note que nessas primeiras publicações não há nenhuma menção ao jornalista Arnaldo Jabor e nenhum dos citados aqui devem ser culpados pela disseminação do texto em nome do Jabor. Alguém deve ter achado esse texto interessante e o roubou sem autorização do autor, acrescentando o nome do jornalista para conseguir mais compartilhamentos.
Aliás, já desmentimos aqui no E-farsas uma entrevista que o jornalista Arnaldo Jabor teria feito com o traficante Marcola para a rede Globo. A entrevista nunca aconteceu, mas alguém achou que seria interessante acrescentar o nome do jornalista para dar mais credibilidade ao assunto.
Conclusão
Arnaldo Jabor não escreveu um texto elogiando o presidente Jair Bolsonaro! O texto atribuído a ele surgiu em uma publicação do Facebook, de uma pessoa não famosa!