Acidentes
As imagens do resgate do corpo do presidente do Irã Ebrahim Raisi são reais?
Fotos mostram o momento do resgate dos corpos dos tripulantes do helicóptero que caiu no Irã, mas será que elas são mesmo do acidente que matou o presidente iraniano Ebrahim Raisi?
As imagens começaram a circular nas redes sociais na segunda quinzena de maio de 2024, logo após a divulgação da morte do presidente do Irã Ebrahim Raisi, em decorrência da queda de um helicóptero. De acordo com o texto que acompanha as fotos de ferragens (onde podemos ler o número 1136) no meio de uma floresta, elas teriam sido tiradas no momento do resgate dos corpos do político e dos demais tripulantes da aeronave, mas será que se trata do mesmo acidente?
Verdade ou mentira?
As fotos são reais, mas são de outro acidente, ocorrido em 2020!
Por meio de busca reversa das imagens, chegamos ao acidente fatal que aconteceu no dia 22 de abril de 2020, também no Irã, quando um avião Cessna T206H de treinamento policial, caiu no norte do Irã, matando os dois policiais que estavam a bordo. Investigações concluíram que o mau tempo causou o acidente.
#Photos
A police training plane crashed in northern #Iran on Wed killings two police staff on board. Police says bad weather condition caused the crash. The plane crashed around Motel Ghoo Forest, west of Mazandaran province on Wednesday evening.#plane #accident pic.twitter.com/JGzbvKkswP— MAYSAM BIZÆR میثم بیزر (@m_bizar) April 24, 2020
Outras imagens desse acidente podem ser vistas no site persa Transportation Industry News Network.
Algumas imagens reais do local do acidente que matou o presidente iraniano começaram a ser compartilhadas na web, como podemos ver no vídeo a seguir:
Conclusão
As fotos que mostram ferragens onde se pode ler o número 1136 não são do acidente fatal que vitimou o presidente do Irã, trata-se do registro de outro acidente, ocorrido em abril de 2020 no norte do Irã!