As maiores pegadinhas jornalísticas de 1º de abril!
Relembre as maiores pegadinhas publicadas pela imprensa, propositalmente ou não, no Dia da Mentira de todos os tempos!
Muitos historiadores associam o início das comemorações do Dia da Mentira ali por voltar do ano de 1582, na França medieval, quando o Dia de Ano Novo, deixou de ser comemorado do dia 25 de março até 1º de abril, sendo alterado pelo calendário gregoriano. Aqueles que se esqueceram ou se recusaram de alterar a data e continuaram a celebrar a 1 de abril foram ridicularizados e rotulados de “tolos de abril”. Em muitos locais, o Dia da Mentira ainda é chamado de Dia dos Tolos e a tradição da criação de pegadinhas prosseguem até os dias atuais.
Alguns jornais e revistas acabaram publicando, propositalmente ou não, notícias falsas no Dia da Mentira ano após ano. Vamos relembrar algumas delas.
Resumo em vídeo
Assista ao resumo dessa matéria em vídeo:
@efarsas As maiores pegadinha jornalísticas de 1º de abril!
Boimate – Revista Veja – 1987
No dia 1º de abril de 1987, a revista “New Scientist” publicou um estudo falso como parte de uma série de brincadeiras relacionadas ao Dia da Mentira – brincadeira que já virou tradição no Reino Unido – inventando que cientistas alemães teriam conseguido fundir as células de um boi com as de um tomate, criando um alimento que iria solucionar o problema da fome mundial. O Boimate, como foi chamado, acabou indo para como se fosse algo sério na edição de 27 de abril de 1987, na Revista Veja:

Ilustração da matéria sobre a falsa criação do Boimate. Alimento meio animal, meio vegetal que iria acabar com a fome do mundo! (foto: Reprodução/Wikipedia)
A revista Veja pediu desculpas a seus leitores em uma publicação… dois meses depois.
Colheita de Espaguete – BBC – 1957
30 anos antes da Veja, outro órgão de imprensa também fez sucesso com uma pegadinha de 1º de abril. Em 1957, a rede inglesa BBC transmitiu uma reportagem sobre agricultores suíços colhendo espaguete em árvores. A notícia sobre pés de macarrão enganou muita gente que ligou para a emissora perguntando como podiam cultivar sua própria árvore de macarrão!
Horas depois, a BBC explicou que tudo não passou de uma brincadeira criada por eles!
TV colorida com meia fina – SVT – 1962
No dia 1º de abril de 1962, SVT (Sveriges Television) da Suécia apresentou em seu telejornal um especialista técnico chamado Kjell Stensson, que afirmava ser possível converter os aparelhos de TV existentes (que recebiam e exibiam apenas imagens em preto e branco) para receber imagens coloridas com uma simples tecnologia. Segundo ele, os telespectadores tinham apenas que esticar uma meia de náilon sobre a tela da TV, fazendo com que a malha passassem a curvar a luz de tal forma a parecer que a imagem era colorida:

Kjell Stensson mostra como colocar uma meia de nylon sobre uma tela de TV. Ele posou para esta foto décadas depois de 1962. (foto: Reprodução)
É claro que a brincadeira enganou muita gente! As transmissões coloridas regulares só começaram na Suécia somente 8 anos depois, em 1º de abril de 1970.
TV com cheiro – BBC – 1965
A BBC comemorou o Dia da Mentira de 1965 entrevistando um professor da Universidade de Londres que havia aperfeiçoado a “Smellovision“. Uma tecnologia que permitiria a transmissão de cheiros através das ondas de rádio. Segundo o entrevistado, os espectadores poderiam sentir aromas produzidos no estúdio de televisão em suas próprias casas. Para testar seu “invento”, ele colocou grãos de café e pedaços de cebola na sua máquina e pediu aos espectadores que relatassem se tinham sentido algum cheiro. O ruim disso tudo é que vários espectadores ligaram de todo o país afirmando que tinham sentido esses aromas distintamente. Alguns até alegaram que as cebolas faziam seus olhos lacrimejarem.

O Smellovision permitiria que os espectadores sentissem o cheiro das imagens mostradas no visor! (foto: Reprodução/Google Images)
Avião com piso de vidro – Revista Galileu – 2013
Em 2013, a empresa Virgin Airlines anunciou seu novo avião com piso transparente, para que os passageiros possam ver a paisagem passando sob seus pés! Acontece que a publicação era uma brincadeira de 1º de abril, mas muita gente acreditou que era verdade. A revista Galileu, por exemplo, publicou a “notícia” em agosto daquele ano, removendo a publicação após descobrir que caiu numa pegadinha!

Revista brasileira caiu em pegadinha de 1º de abril!
Conclusão
Essas foram algumas das notícias falsas publicadas no Dia da Mentira! E você lembrou de alguma? Mande pra gente!
