As TVs iranianas censuraram a transmissão das Olimpíadas?
Vídeo mostra que as transmissões dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, foram todas censurados para poder passar nas TVs iranianas! Será verdade?
As cenas de várias provas das olimpíadas mostradas com tarjas pretas tapando os corpos das atletas começaram a ser compartilhadas através das redes sociais no começo da segunda quinzena de agosto de 2016, durante a realização das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016.
O texto que acompanha o vídeo afirma que as redes de televisão do Irã estariam sendo obrigadas a censurar os músculos das competidoras nas provas, por isso, as imagens estavam assim, com tarjas e asteriscos por todo lado!
Será que esse vídeo e essa história são reais?
Verdadeiro ou falso?
Como as crenças religiosas do islã não toleram o fato de mulheres mostrarem partes de seus corpos (também em competições), as emissoras optam por não transmitir as provas femininas ao invés de censurar algumas partes da tela (o Islã tem um campeonato mundial só para mulheres).
Além disso, uma rápida busca no YouTube sobre esse vídeo já nos mostra que não se trata de algo filmado em 2016, pois encontramos cópias desse mesmo vídeo datadas de outubro de 2013:
https://www.youtube.com/watch?v=SPkStbjMZig
O vídeo é, na verdade, uma brincadeira criada pelo canal humorístico Parazit, que satiriza a política, religião e costumes do Irã!
Conclusão
O vídeo que mostra trechos das olimpíadas de 2016 censuradas é uma brincadeira feita por um canal de humor em 2013!