Connect with us

E-farsas

Traficantes amarraram o corpo de um homem num balão no Rio de Janeiro?

Crimes

Traficantes amarraram o corpo de um homem num balão no Rio de Janeiro?

É verdadeiro ou falso o vídeo de um homem morto por traficantes no Rio de Janeiro, amarrado em um balão e solto pela cidade?

O vídeo apareceu nas redes sociais no dia 22 de março de 2018 e foi bastante compartilhado através de grupos no WhatsApp. Nele podemos ver um corpo pendurado em um balão que ameaça cair em uma rua no Rio de Janeiro. Com apenas 14 segundos de duração, o vídeo assusta pelas imagens fortes!

Segundo com o que se espalhou juntamente com o vídeo, o corpo seria de um homem que teria sido morto por traficantes e amarrado ao balão!

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

 

Verdade ou mentira?

Um balão daquele tamanho não consegue subir com o peso de um adulto. Apenas para efeitos de comparação, um balão de 10 metros leva com certa facilidade até 48 quilos de carga. É claro que vários fatores interferem nessa conta, mas comparando-se o tamanho do corpo com o tamanho do balão podemos perceber que ele não mede mais que 10 metros de altura!

Além disso, o vídeo é cortado convenientemente aos 14 segundos. Justamente no momento em que o balão chegaria perto o bastante para que o cinegrafista revelasse o que era aquilo pendurado.

Em uma busca no Facebook, descobrimos na página CPX News a “continuação” desse vídeo (feita de outro ângulo), onde podemos ver claramente que se trata de um boneco:

Conclusão

O corpo que aparece amarrado em um balão é, na verdade, um boneco!    

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Crimes

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top