Acidentes
Bandidos roubam igreja e são castigados por um raio divino?
Será real o vídeo de uma perseguição policial a uns bandidos que haviam acabado de roubar uma igreja, mas foram castigados por um raio divino?
A notícia apareceu na web no dia 16 de dezembro de 2014 e foi publicada em vários jornais online. De acordo com a manchete, um carro com ladrões que haviam roubado uma igreja na Rússia fugiram da polícia, dando inicio uma perseguição policial pelas ruas e estradas de St Petersburgo.
O que chama a atenção nessa história é que havia uma câmera no carro dos policiais, que acabou filmando o inusitado acidente: Um raio atinge em cheio o carro dos ladrões, transformando o veículo em inúmeros pedaços!
Fiéis acreditam que houve intervenção divina, mas será que essa história é real?
Assista ao vídeo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:
Verdadeiro ou falso?
O vídeo foi publicado no YouTube pela primeira vez no canal do usuário chamado World News TV e foi o único filme postado lá! Alguns dias após a postagem, o YouTube removeu o filme sob a alegação do usuário ter violado as políticas do site.
Além disso, não há nenhuma notícia nos jornais locais de St Petersburgo a respeito de alguma igreja roubada recentemente. Não dá para saber quando o fato teria ocorrido, pois a notícia não diz (uma das características de um bom boato).
Analisando o vídeo com atenção, podemos perceber que há um corte bastante evidente nas cenas antes e depois do clarão. E nem foi necessário perder muito tempo buscando mais informações sobre o acidente!
Uma busca no YouTube e encontramos o vídeo original, mostrando que houve uma colisão frontal, explodindo um dos carros:
Jornal corrige o erro
O jornal A Folha de São Paulo, que havia publicado essa história como se fosse real, fez uma atualização na reportagem e explicou que a notícia era falsa! Bem legal se todo jornalista começasse a fazer isso, né?
Conclusão
O vídeo é uma montagem em cima de um vídeo real de uma colisão frontal. Essa história de que um raio atingiu o carro de ladrões que haviam roubado uma igreja é falsa!
Sugestão dos leitores e amigos Edimilson Sousa Silva e Djansley Siriaco!