Bebê com o coração à mostra pede sua ajuda no Facebook
Corrente pede ajuda para o bebê que nasceu com o peito aberto e o coração à mostra. A cada compartilhada, ele ganha uma quantia em dinheiro! Será verdade?
A imagem abaixo apareceu no Facebook em julho de 2012. Primeiro, em inglês e depois, em português. De acordo com o texto que a acompanha, o pequenino estaria precisando de ajuda e para cada “curtida” e/ou “compartilhada” ele ganharia um certo valor para o seu tratamento.
Será que isso e verdadeiro ou farsa?
A foto é real, mas a corrente é falsa!
Em primeiro lugar, o Facebook não faz esse tipo de campanha. Não adianta repassar, compartilhar ou curtir a imagem.
O neném da foto é inglês, se chama John Peter e nasceu em março de 2011, com um problema raro chamado Síndrome de Hipoplasia do Coração Esquerdo.
Essa síndrome ocorre em cerca de um em cada cinco mil bebês nascidos vivos e é um dos três defeitos mais comuns que causam problemas em recém-nascidos. Por razões ainda desconhecidas, o lado esquerdo do coração se desenvolve fora do normal ainda antes da criança nascer, no útero da mamãe. “Em bebês com SHCE, o lado esquerdo do coração é subdesenvolvido e não pode bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo.” – explica o site Pequenos Corações, especializado em ajudar famílias com crianças com essa doença.
Se o recém-nascido não for tratado adequadamente, apenas 5% ultrapassam o primeiro mês de vida! São necessárias três cirurgias cardíacas antes dos 2 primeiros anos ou um transplante de coração, além de acompanhamento médico constante.
No caso do pequeno John, ele já passou por algumas operações e está bem, obrigado.
Os familiares de John criaram um blog para mostrar a recuperação do garoto e as únicas coisas que eles pedem são pensamento positivo e orações para o garoto.
Se você quiser mesmo ajudar uma criança com esse problema, pode entrar em contato com instituições como a Pequenos Corações!
Conclusão
Não adianta ficar compartilhando essas fotos no Facebook. Não há nenhuma campanha que irá ajudar financeiramente o garoto. Ele já foi operado e passa bem. Alguém pegou uma foto do blog do menino sem autorização da família e espalhou o boato no Facebook.
Sites citados