Connect with us

E-farsas

Bebê indiana com hidrocefalia pede ajuda para tratamento na web

Correntes

Bebê indiana com hidrocefalia pede ajuda para tratamento na web

A pequena indiana Roona Begum teria nascido com uma doença que a deixou com enorme cabeça pede ajuda pela web para seu tratamento. Mas será que essa história é real?

As fotos apareceram na internet em abril de 2013 e mostram o que parece ser o sofrimento de uma família diante de uma doença que teria feito com que uma criança ficasse com a cabeça muito grande.

Os textos que acompanham as imagens afirmam que a criança estaria com hidrocefalia, quando ocorre o acúmulo de líquido cefalorraquidiano na cavidade craniana.

A família, segundo várias versões do texto, estaria fazendo uma campanha na internet para arrecadar dinheiro para ajudar no tratamento da pequena Roona.

Será que isso é verdadeiro ou falso?

Criança com hidrocefalia pede sua ajuda pela web! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/The Sun)

Criança com hidrocefalia pede sua ajuda pela web! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/The Sun)

 

Verdadeiro ou falso?

Dessa vez, a história é real!

Roona Begum é uma jovem indiana de apenas 18 meses de idade. Algumas semanas após o seu nascimento, os médicos diagnosticaram a doença no bebê e, com o passar dos meses, a cabeça da pequena chegou a medir 91 centímetros de circunferência.

A hidrocefalia (conhecida também como “água no cérebro”) é fatal no primeiro ano de vida na maioria dos casos, pois o acúmulo de líquido no crânio comprime o cérebro afetando gravemente as funções do paciente.

Abdul Rahman, pai da Roona – que ganha apenas U$2,57 por dia como funcionário em uma fábrica de tijolos em Kolkata (a leste da Índia) -, iniciou uma campanha online para tentar arrecadar as 125mil rúpias (cerca de U$2.300) necessárias para fazer o tratamento em sua filha.

Mais detalhes sobre a operação, tratamento e sobre a pequena Roona podem ser vistos no blog da família.

As doações podem ser feitas através do site My Good Act.

 

Tratamento gratuito

Após a história da menina fazer sucesso na web, uma fundação chamada Fortis se prontificou a fazer o tratamento de forma gratuita para a garota.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o Dr. Sandeep Vaishya – Diretor de Neurocirurgia do Instituto Fortis – disse que ficou surpreso quando viu o bebê pela primeira vez. “Mesmo que eu já tinha visto as fotos dela, não estava esperando que a cabeça dela pudesse ser tão grande!”, afirma o doutor.

No dia 18 de abril de 2013, Roona Begum passou pela primeira fase de seu tratamento que consiste na drenagem do liquido que está em excesso em sua cabeça.

bebe_cabeca2

Os pais da Roona acompanhando no hospital a evolução da filha. (foto: Reprodução)

História semelhante foi pesquisada pelo E-farsas em setembro de 2011. Na época, muitas pessoas estavam repassando fotos de uma criança com a mesma doença da indiana, mas só que a história que acompanhava as fotos era falsa!

 

Conclusão

A história é real! De fato houve uma campanha online para ajudar no tratamento da criança, mas a família conseguiu ajuda gratuita e o dinheiro arrecadado até agora será usado no pós-operatório, com remédios e demais necessidades da menina.

 

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Correntes

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top