Saúde
Bebê nasce segurando um DIU! Será verdade?
Imagem mostra um recém-nascido segurando um DIU em uma das mãos, provando que para Deus nada é impossível! Será que isso é verdade?
A foto curiosa apareceu nas redes sociais no final de abril de 2017 e se tornou viral em poucas horas. Milhares de compartilhamentos e comentários maravilhados com o suposto milagre, que fez com que uma mulher engravidasse mesmo estando usando o método contraceptivo e, ainda por cima, o bebê nasce segurando o DIU!
o texto que acompanha a imagem afirma que esse acontecimento seria uma prova de que para Deus tudo é possível!
Será que essa imagem é real?
O bebê nasceu mesmo segurando o DIU?
Verdade ou farsa?
A foto é real, mas a história é falsa!
Em entrevista ao site First Coast News, Lucy Hellein, a mãe do pequeno Dexter, disse que os médicos sabiam que o DIU havia permanecido no útero durante toda a sua gravidez, mas que eles não conseguiram localizar o contraceptivo com os exames no pré-natal. O dispositivo foi encontrado atrás da placenta e removido durante a cirurgia do parto, sendo colocado na mão de seu bebê como uma brincadeira e, ao mesmo tempo, como um alerta para os riscos de uma possível gravidez com o uso do DIU.
Lucy também disse que um amigo tirou a foto ainda na sala de cirurgia e quando a imagem “caiu na net” fez estrondoso sucesso!
É impossível para um recém-nascido nascer segurando o DIU (ou qualquer outro objeto) porque não existe nenhuma forma do DIU entrar no saco amniótico. Já desmentimos um boato antigo de uma criança que teria nascido com as mãos coladas, segurando um papel escrito que o fim-do-mundo estava próximo!
Gravidez com o DIU é raro, mas acontece
O obstetra Frederico Peret disse em entrevista ao site UAI que a taxa de falha do DIU é de 0,1% e varia um pouco de acordo com o modelo escolhido e, caso uma gravidez aconteça, a recomendação é retirá-lo desde que o dispositivo esteja acessível ao médico. Se não estiver, a orientação é não mexer, pois há risco de aborto ou de estimular o parto prematuro.
Conclusão
A foto é real, mas o DIU foi colocado na mão do bebê após seu nascimento apenas para posar para a fotografia!